Pplware

Carros da Tesla podem ser hackeados a quilómetros de distância

A segurança informática, que todos pensavam estar limitada aos computadores, tem-se alargado a outras áreas, que muitos julgavam não poder sofrer ataques. Os carros são uma das novas áreas de ataque e desta vez foi um Tesla a ser comprometido e várias funções alteradas, remotamente. O ataque é sério e nem implica acesso físico ao carro.

A proeza agora apresentada foi realizada por uma equipa da empresa de segurança Tencent Keen Security Lab, que remotamente conseguiu aceder a um Tesla Model S 75D e mudar parâmetros do carro, quer com ele parado, quer com ele em andamento.

Este ataque foi feito a mais de 20 quilómetros e as luzes, os bancos, o tecto de abrir e até o ecrã do carro foram ligados e desligados, mostrando assim o que conseguiam fazer sem depender da presença física do veículo.

O pior foi que também com o Tesla em andamento foi possível interagir com o carro, mas neste caso o alvo foram os travões, sendo possível fazer parar o Model S sempre que quiseram. Foi ainda possível abrir a mala, ajustar os espelhos retrovisores e até ligar os limpa pára-brisas.

Esta falha, bem como o ponto de entrada nos sistemas foram reportados à Tesla, que de imediato resolveu o problema através de uma actualização de firmware, que foi já enviada para todos os seus carros.

As actualizações de firmware são a única forma que a Tesla tem de resolver estes problemas de forma rápida e global. Estas são enviadas para os carros OTA e assim que o utilizador aceita a sua instalação estes ficam de imediato protegidos.

Não é a primeira vez que a Tesla tem problemas de segurança nos seus carros, mas esta será provavelmente aquela que mais perigo representava para os condutores, ao serem atingidas partes vitais dos carros.

Tencent Keen Security Lab

Exit mobile version