Sabia que vai poder carregar dispositivos estando estes a 45 mm da base?
Os sistemas de carregamento sem fios não são propriamente uma novidade, mas a verdade é que ainda são poucos os fabricantes que apostam na integração desta tecnologia nos seus equipamentos. Actualmente existem pelo menos três standards para carregamento sem fios, mas o QI é sem duvida o mais usado.
Numa nota de imprensa lançada no final de Julho, a Wireless Power Consortium deu a conhecer que a nova versão da tecnologia QI (Qi v.1.2) que vai trazer novidades espectaculares, das quais se destaca a possibilidade de carregamentos, através de ressonância, a uma distancia de 45 mm.
Actualmente os sistema de carregamento sem fios funcionam por indução, o que implica o contacto do dispositivo com a base de carregamento. Com a integração de tecnologia que permite o carregamento por ressonância magnética, com a versão 1.2, passa a ser possível carregar o equipamento “à distância”, podendo este estar a 45 mm da base.
Como podem ver no exemplo seguinte, o smartphone está a 45 mm da base de carregamento mas o carregamento é efectuado uma vez que está a ser usado Qi v.1.2. (veja aqui mais exemplos)
Os sistemas de carregamento por ressonância irão permitir o carregamento de vários dispositivos em simultâneo, uma vez que não é preciso ter contacto directo com a base. De referir que esta nova versão da tecnologia QI é retro-compatível com a versão 1.1, no entanto o raio de acção é de apenas 30 mm (quando usado um transmissor v.1. e um receptor v.1.2, ou vice-versa).
Mas qual a potência máxima a poder ser transmitida?
De acordo com o comunicado,é possível transmitir cerca de 2000w, potencia suficiente para carregar qualquer smartphone, tablet mas também energia para vários equipamentos de cozinha, por exemplo.