A Nissan vai disponibilizar a sua tecnologia Monitor de Visualização de Área Circundante (AVM) à agência japonesa de ciência e tecnologia marítima e terrestre (JAMSTEC) e à Topy Industries Ltd., através de um projecto de desenvolvimento conjunto que poderá ajudar a desvendar os mistérios dos oceanos.
O contrato de desenvolvimento conjunto com a JAMSTEC e a Topy, um dos maiores fabricantes de sistemas de lagartas para robôs no Japão, irá aumentar a capacidade da agência governamental para pesquisar recursos naturais em águas profundas recorrendo a veículos de operação remota (ROV).
A tecnologia Nissan AVM ajudará os operadores de ROV a evitarem obstáculos e a percorrerem o fundo dos oceanos mais facilmente.
O projecto exemplifica como os conhecimentos do AVM estão a ser utilizados em ambientes complexos e encontra-se inserido no Strategic Innovation Promotion Program (SIP) do Gabinete do Primeiro-Ministro japonês, que tem como objectivo inovar através da divulgação de actividades relacionadas com pesquisa e desenvolvimento.
O AVM é uma das tecnologias de base para os veículos de Condução Autónoma da Nissan, que a empresa pretende introduzir no mercado em 2020. Este inovador sistema de segurança pode ser encontrado em toda a gama de crossovers da Nissan, incluindo os novos Juke, Qashqai e X-Trail.
Comercializado pela primeira vez em 2007, o AVM oferece uma vista geral virtual de 360 graus em torno do veículo, gerando uma vista aérea graças a um conjunto de quatro câmaras de vídeo. Esta tecnologia ajuda visualmente os condutores a confirmar a posição do veículo relativamente a lugares de estacionamento e objectos adjacentes, assim como a efectuar manobras mais facilmente nos espaços de estacionamento. A Nissan acrescentou a Detecção de Objectos em Movimento (MOD) ao AVM em 2011 e continua a desenvolver outras tecnologias de segurança associadas.
Sob a iniciativa SIP do governo japonês, a JAMSTEC, a agência japonesa que desenvolve as tecnologias de próxima geração para explorar os recursos das profundezas dos oceanos, e a Top Industries, um dos maiores fabricantes de sistemas de lagartas para robôs no Japão, juntaram-se para desenvolver um sistema operacional altamente eficiente para pesquisas submarinas utilizando veículos de operação remota (ROV). Os ROV que estão a ser testados pela JAMSTEC e a Topy incluem uma versão de AVM da Nissan que apresenta uma capacidade de processamento de imagens tridimensionais.
A função AVM 3D actua em conjunto com a câmara do ROV para melhorar a medição de distâncias no fundo do mar. Isto permite aos operadores que controlam os ROV a partir dos navios-base no mar, obterem uma vista aérea do veículo remoto e do ambiente que o rodeia. O objectivo é melhorar a eficiência das pesquisas submarinas ao evitar obstáculos no leito marinho graças a uma visão melhorada do fundo, em tempo real.
A Nissan continua a desenvolver tecnologias e conhecimento como parte integrante do seu negócio principal e para utilização nas mais diversas áreas. As receitas geradas pelos seus activos intangíveis são reinvestidas no desenvolvimento de nova tecnologia, contribuindo ainda mais para a competência tecnológica da Nissan.
A utilização da tecnologia AVM em ambientes submarinos é uma extensão da tecnologia de Condução Autónoma que a Nissan está a desenvolver para melhorar a experiência de condução, minimizando os acidentes rodoviários, assim como fornecer opções de mobilidade mais adequadas, confortáveis e sustentáveis.
Via EmpresasHoje