Os veículos autónomos são cada vez mais uma presença habitual nas estradas em alguns países do mundo. Ainda não estão autorizados a circular de forma completamente autónoma, mas em breve isto poderá mudar.
A utilização destes carros será muito focada nos transportes e isso esta já a começar a acontecer. Os primeiros táxis autónomos começaram a circular em Singapura e vão ser o futuro.
Há cada vez mais interesses em criar sistemas de transportes assentes em veículos autónomos. Empresas como a Uber estão a preparar a sua oferta neste campo, eliminando o elemento humano. A ideia é simplificar a utilização destes sistemas e automatizar todos os processos.
Singapura foi agora a primeira cidade do planeta a criar um sistema de táxis que operam em veículos autónomos, dando assim início a um conjunto de testes alargados para verificar a viabilidade deste conceito.
Os carros usados vão ser da empresa norte americana NuTonomy e vão ser compostos por Renault Zoes e Mitsubishis i-MiEV. Estes vão operar de forma gratuita e vão ter trajectos pré determinados dentro de um raio de 4km.
Os testes da NuTonomy vão permitir avaliar estes sistemas e garantir que até 2018 vão existir uma frota de táxis a circular em Singapura. A própria empresa tem interesse nestes testes para fazer evoluir todo o seu software e assim melhorá-lo.
Este cenário será o mais visto no futuro. A Google, a Uber e muitas outras estão a investir na forma de criar não apenas veículos autónomos, mas também em sistemas automatizados de transportes.
Ainda há muito caminho pela frente, mas estes primeiros testes mostram que este é o caminho que deve ser seguido e que muito em breve esta será também uma realidade.