Pplware

Super acelerador de partículas reactivado em Outubro

Estava a tirar férias mais cedo, com o receio que polémico super acelerador de partículas do CERN fosse reactivado e a terra sofresse uma devastação causada por um buraco negro? Na verdade o super acelerador de partículas está de novo pronto para abrir novos caminhos ao conhecimento.

Segundo fonte da Associated Press, o “pet project” do CERN, apenas será activado em Outubro, depois dos cientistas europeus terem conduzido um conjunto de testes e terem posto em prática mais medidas de segurança.

Os responsáveis pelo projecto afirmam ter sido postas em prática medidas de segurança, de modo a que não se repitam as falhas. Estas falhas comprometeram o projecto apenas nove dias depois de ter sido lançado com grande pompa e circunstância.

A reparação, manutenção e introdução de mais medidas de segurança no acelerador de partículas, irá custar à instituição de investigação europeia CERN qualquer coisa como 27 milhões de euros ao longo dos próximos anos.

Relembramos que uma vez operacional o super acelerador de partículas irá “esmagar” protões provenientes de átomos de hidrogénio, num túnel subterrâneo circular na fronteira entre a Suíça e França, perto da região de Genebra.

Com esta experiência, os cientistas pretendem compreender melhor a origem do universo e toda a sua estrutura.

Será que iremos novamente ouvir teorias do Apocalipse da raça humana? MSNBC

Exit mobile version