Pplware

SULI – E se tivesse um Sol só seu?

Esta é a campanha que os responsáveis pelo Suni estão a desenvolver para potenciar a mais nobre e a mais poderosa energia gratuita que o planeta Terra recebe, o Sol.

A ideia é simples, criar um dispositivo que possa incorporar células fotovoltaicas, para capturar a luz solar, armazenar essa energia e ter uma “capsul” que possa permitir que a luz capturada seja usada para os mais variados fins.

Agora imaginem propagar essa energia convertida em luz numa garrafa que ilumina uma casa, numa lanterna que transporta na sua bicicleta ou num candeeiro que ilumina a sua casa. Essa é a essência de SULI. Vamos conhecer melhor este dispositivo.

Numa primeira análise parece simples, algo que, num ou noutro dispositivo, já vimos, mas num conjunto assim e tão acessível, a ideia até que tem o seu valor.

SULI é uma fonte de luz portátil que carrega quando exposta ao sol. Com um toque de um botão, a lâmpada do SULI pode iluminar até 50 horas contínuas por cada 8 horas de carga. Claro que usar a energia do sol para gerar electricidade não é novo, pois claro, mas o dispositivo em si tem alguns cenários de utilidade que podem rrealmente ser tão simples ao ponto de ninguém se ter lembrado.

Um dos pormenores que chama à atenção é a cavidade que o SULI traz para enroscar uma garrafa PET. Isso permite que essa mesma garrafa cheia de água possa difundir a luz até uma distância de 5 metros. Contudo, o SULI traz também uma estrutura flexível que permite usar o dispositivo como se fosse uma lanterna. Depois foram desenhados vários acessórios, com recuso à impressão 3D que colocam mais utilidade neste dispositivo. Este pode ser usado como ula lanterna suspensa, um farol de uma bicicleta, uma luz de jardim ou até o candeeiro de tendas de emergência em cenários de conflito.

  Segundo Ximena Munoz, este projecto serve muito para ajudar populações onde não chega a energia. Há 1,5 mil milhões de pessoas (quase 1 em cada 7 habitantes do planeta) que não têm acesso à eletricidade. Contudo, o planeta todos os dias é atingido por cento e setenta e quatro petawatts de energia solar… o que é muita energia gratuita que não se usa!!!

Mas o que usam as pessoas nos sítios sem energia?

Nessas áreas, as pessoas usam fontes de luz, como velas e querosene, que não são fontes seguras e muito menos sustentáveis.

Para o efeito, a campanha SULI no serviço Indiegogo, desta equipa chilena, irá beneficiar mais de 3500 pessoas que vivem sem acesso à electricidade ou a água, resultante dos recentes terramotos em países como por exemplo o Haiti. Mas a ideia é ter disponível para qualquer parte do mundo, como um dispositivo muito barato e acessível a todas as pessoas que necessitem de “um pouco de sol” quando não há Sol!

A campanha já angariou mais de 22 mil dólares e cada um dos dispositivos SULI nesta fase custa 85 dólares, uma ajuda a que em Abril de 2016 a produção em massa comece e o produto custe significativamente menos.

Suli Lab

Exit mobile version