Pplware

Subaru vai começar testes com carros autónomos na Califórnia

Os carros autónomos são uma das próximas grandes ideias a tomarem forma e a invadirem os nossos dias. Com eles vamos deixar de conduzir ou, pelo menos, passar a contar com a ajuda preciosa para nos conduzir sempre que quisermos abandonar o volante.

O grande palco dos testes com estes carros tem sido nos Estados Unidos, em particular nas estradas da Califórnia. A mais recente empresa a preparar-se para iniciar os testes é a Subaru, que ali vai testar os carros autónomos.

Foi na passada sexta feira que a DMV adicionou a Subaru à lista das empresas que está autorizada a realizar testes nas estradas da Califórnia com veículos autónomos.

Esta é uma lista que engloba já 22 empresas, desde fabricantes automóveis até a empresas tecnológicas, que podem realizar os seus testes em cenários reais, garantindo que estão preparados para serem colocados em produção. A lista engloba nomes como a Volkswagen, Mercedes, Google ou a Tesla.

A Subaru tem já tecnologia pronta a ser colocada em testes e que irá ser agora confirmada como estando pronta para circular nas estradas. Baseada no EyeSight, a proposta da marca para conseguir elevar os padrões de segurança nos seus automóveis, esta deverá apresentar novidades para que possa circular autonomamente.

Para já o EyeSight garante a presença de sistemas de deteção de veículos e de tráfego. A evolução deste sistema deverá garantir que os carros vão poder autonomamente evitar os objetos detetados, conseguindo também ajudar os condutores noutras situações em que necessitem de apoio à condução. Estes sistemas devem ser autónomos até aos 65km/h.

Mas a Subaru deverá conseguir lançar ainda outras novidades. A sua ideia é ter em 2020 um veículo que consiga ser semiautónomo. Deverá ser capaz de fazer uma condução sem a intervenção dos condutores, mas dependendo destes para as funcionalidades mais básicas.

A Califórnia tem sido o palco para a quase totalidade dos testes que estão a ser realizados com carros autónomos. Graças a este programa de testes as empresas envolvidas conseguem fazer circular os seus automóveis autónomos em cenários reais, quer em autoestradas quem em ruas das cidades.

Exit mobile version