Com a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada a ganhar cada vez mais importância e maior interesse por parte de muitas marcas, começamos a sentir a inovação nos produtos e nas soluções onde nem imaginávamos ser possível.
A Varjo está a desenvolver um dispositivo de realidade virtual que terá 70MP por olho… o mundo será visto de outra forma!
A Varjo, uma Startup Finlandesa com uma equipa composta por antigos programadores da Microsoft, Nokia, Intel, Nvidia e Rovio estão a desenvolver um dispositivo de realidade virtual inovador, o “20|20”. Segundo eles, este “replica o funcionamento natural do olho humano, criando uma imagem de alta resolução para onde o utilizador estiver a olhar”.
Segundo a Varjo, o seu dispositivo terá 70MP por olho, quando em comparação, os Oculus Rift ou os HTC Vive têm “apenas” 1,2MP.
A inovação de exibição patenteada da Varjo impulsiona a tecnologia de Realidade Virtual 10 anos antes do atual “state of art”, onde as pessoas podem experimentar uma resolução sem precedentes de conteúdo VR e AR, limitado apenas pela perceção do próprio olho humano.
Referiu Urho Konttori, CEO e fundador de Varjo Technologies.
Muitos aspetos do produto permanecem não divulgados, como a produção de conteúdos, frequência de visualização, latência e preço. No entanto, se o “20|20” cumprir as suas promessas, a Varjo poderá causar um impacto gigante na indústria AR e VR, oferecendo uma experiência mais imersiva do que qualquer outra empresa já tenha conseguido.
Como imitará o olho humano?
A Varjo irá ocupar o centro do seu campo de visão com ecrã de alta resolução e este será rodeado de ecrãs de resolução inferior, deste modo simula a nossa visão periférica. Varjo usará ainda software e câmaras de reconhecimento, determinando para onde o indivíduo está a olhar no cenário virtual criando assim a ilusão que está sempre a olhar para o ecrã de alta resolução.
Para quando estará disponível?
A Varjo pretende lançar a versão inicial do seu dispositivo ainda no final deste ano, com compatibilidade com o Steam VR. No entanto, só em 2018 a empresa terá o seu lançamento para os consumidores, onde se estima que o preço ronde alguns milhares de euros.