Quando a Samsung apresentou no CES 2014 o seu projecto Smart Home, muitos pensaram que era apenas mais um projecto sem qualquer ideia de produção da empresa coreana.
Mas de facto este projecto seguiu em frente e tornou-se numa proposta bem real e efectiva para uma casa inteligente.
O Smart Home foi lançado no dia 2 nos mercados dos EUA e da Coreia do Sul.
Este novo sistema permite a gestão e controlo de diferentes tipo de electrodomésticos e dispositivos de nossa casa (desde que compatíveis com o protocolo) a partir de um smartphone ou tablet.
O seu lançamento é uma clara estratégia da Samsung para continuar a dominar um mercado já conhecido pela mesma, os smartphones/tablets e os electrodomésticos.
Este tipo de ideia não é inédita e a própria Samsung já tinha lançado algumas aplicações para controlar alguns dos electrodomésticos como por exemplo os sistemas de ar condicionado, mas com esta proposta a ambição é outra, oferecer uma plataforma que permita o total controlo da maior parte, senão todos os dispositivos a partir do smartphone.
O ecossistema de dispositivos compatíveis é composto (para já) dos aparelhos de ar condicionado Q9000, máquinas de lavar Bubbleshot 3 W9000, todos os televisores Smart TV de 2014, frigoríficos, etc.
A app é compatível com qualquer smartphone ou tablet Galaxy desde que o SO seja Android >= 4.0.
Será o início da revolução em casa?