Pplware

Revolução Biónica: 8 exoesqueletos que já lideram este mercado

Este é um tema que seguimos com muita atenção, até porque é nesta área, no servir directamente o ser humano, que vemos a melhor aplicação da tecnologia. Ao longo dos anos fomos referindo alguns projectos que hoje são já realidade ou então foram ignição para ferramentas profilácticas de sucesso. Lembram-se certamente do Sutiã que permitirá Detectar o Cancro da Mama, ou a Lente de Contacto da Google para controlar a Diabetes ou até mesmo a mais recente promessa de Visão Perfeita para todo o sempre através de uma Lente Biónica.

Na verdade, tudo isto e muito mais, muito mesmo, está em marcha e onde há uma grande aposta é no campo dos exesqueletos. Há 8 grandes projectos que estão já numa fase muito avançada e um dia, em breve, veremos na nossa sociedade. Vamos conhecer!

Há empresas empenhadas em fazer crescer este mercado dos exoesqueletos, aliás, como mostramos já recentemente, há empresas, como a Audi, que já os usam nas suas linhas de montagem, mas isso é um gota no oceano de inovações que está a florescer. Segundo um relatório de fevereiro passado, da empresa Research and Markets, o mercado dos exoesqueletos está finalmente a atingir a maioridade.

De acordo com o relatório Global Exoskeleton System Market 2015-2019, o mercado deverá crescer entre 2014 e 2019 72,51% e os que estão actualmente a liderar os maiores avanços são estes projectos:

 

1 – Ekso by Ekso Bionics

Partilhando uma linhagem com o primeiro exoesqueleto alimentado não acoplado, que foi desenvolvido no laboratório UC Berkeley, o EKSO GT é um fato biónico de “vestir” que permite que os indivíduos com qualquer dificuldade de mobilidade, seja mesmo ao levantar-se, ao caminhar sobre o solo ou até com o seu peso natural, este possa ser um auxílio perfeito, permitindo uma marcha natural e recíproca.

Actualmente, este equipamento é usado em clínicas para ajudar em treinos de marcha e em treinos de passos progressivos, ajudando e facilitando as habilidades crescentes dos pacientes em reabilitação. Numa utilização autónoma, os pacientes podem utilizar muletas para ir adaptando cada etapa.

 

2 – Indego by Parker-Hannifin

 

Projectado na Universidade de Vanderbilt, a tecnologia por trás do Indego foi adquirida e desenvolvida pela Parker Hannifin. O exoesqueleto tem um peso na ordem dos 11kg e permite aos médicos usar o dispositivo para levar o paciente com dificuldades de mobilidade treinar marcha especifica no solo., isto já com uma grande grau de independência.

Este equipamento foi projectado para uso pessoal mas, na verdade, o EKSO está a ser utilizado em clínicas como uma ferramenta terapêutica. A actuação é iniciada inclinando o corpo para a frente ou para trás.

 

3 – HAL by Cyberdyne, Inc.

Quando uma pessoa se move, o cérebro envia vários sinais para os músculos através dos nervos. Esses sinais são legíveis na superfície da pele como sinais bio-eléctricos.

O modelo de suporte de vida HAL lê esses sinais e reforça os músculos dos membros inferiores, em conformidade do peso em causa. O processo permite que os utilizadores deste exoesqueleto possam andar, ficam de pé e sentar-se apenas usando as ondas cerebrais.

 

4 – Rex by Rex Bionics

Rex é um dispositivo de mobilidade robótica para reabilitação, projectado para pessoas com dificuldades de mobilidade. Os utilizadores deste dispositivo controlam o mesmo através de um joystick, mas poderão também usar o modo mãos livres. Estas duas vertentes são, na óptica da empresa, uma vantagem sobre os dispositivos que necessitam de muletas e andarilhos.

 

5 – Power Loader Ninja by Activelink

Este é ainda um modelo para projecção comercial, mas já está em fabrico. Este modelo, chamado Loader Ninja Power do fabricante japonês Activelink, terá um preço (provável) de mercado de cerca de 5.000 dólares e ainda entrará no mercado este ano. Ao contrário de outros, este exoesqueleto terá como função equipar os operários, sendo uma ferramenta de trabalho e não um equipamento de reabilitação. Assim, a empresa pretende que este equipamento seja atraente especialmente para trabalhadores agrícolas e pessoal de entregas.

 

6 – ReWalk Personal System

 

Este foi o primeiro na sua classe com autorização da FDA, o sistema ReWalk proporciona mobilidade inicial ao utilizador através da integração de um apoio colocado ou vestido na cinta.

O sistema de controlo é baseado num computador que tem a seu cargos vários sensores de movimento. O sistema permite uma curta acção independente controlada, imitando os padrões de marcha naturais das pernas, semelhante ao de uma pessoa sã. Este será, provavelmente, um dos mais conhecidos no mercado.

 

7 – HULC by Lockheed Martin

Os exoesqueletos fizeram a sua estreia nos campos de batalha. HULC é um exoesqueleto antropomórfico, é uma máquinas hidráulicas acoplada desenvolvida pelo laboratório UC Berkeley que mais tarde deu origem ao EKSO Bionics. A actuação hidráulica é mais robusta do que o accionamento electro-mecânico encontrado noutros modelos, o que o torna adequado para os rigores da guerra.

 

8 – Chinese Exo by EEAE

Não é uma projecto a desprezar, esta é uma imagem de um projecto desenvolvido por um general chinês equipado com um exoesqueleto, imagem do ano passado. Aparentemente o equipamento parece ser movido de forma hidráulica embora pouco se pode afirmar, é um projecto ainda com poucos detalhes, mas com um potencial brutal, basta estar no mercado chinês. A CCTV informou que o exoesqueleto tem um coeficiente de 5:1, por cada 10 quilos carregados carregados, o utilizador apenas sente o peso de 1.

A CCTV informou também que o PLA seria refinado e estaria na linha da frente já nos próximos anos.

 

Em resumo…

Estes são alguns dos exoesqueletos que estão já na vanguarda, dedicados essencialmente à componente humana quando existe uma deficiência motora grave mas, outras empresas como a Boston dynamics, empresa da Google, tem os seus próprios projectos sobretudo para fins militares e para a vertente da exploração espacial. Esta é, sem dúvida, uma área que está a crescer e que vamos ver, cada vez mais, no nosso dia a dia nos próximos anos. É a tecnologia ao serviço do ser humano.

[Via: zdnet]

Exit mobile version