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Reacção ao toque no iPhone 5 é 2x superior a qualquer outro

Por Rui Sousa para o Pplware.com

O tempo de resposta ao toque no iPhone 5 é 2x mais rápido comparativamente aos smartphones com WP8 e Android

O mercado móvel tem andado numa luta insaciável na procura de ecrãs cada vez maiores e com uma maior resolução. Todavia, nem todos os utilizadores procuram apenas um ecrã maior ou uma maior densidade de píxeis.

Hoje é tempo de falarmos da latência dos ecrãs, o tempo de resposta que temos nesses vários dispositivos e que, de uma forma geral, facilmente influenciam toda a experiência do utilizador na utilização dos mesmos.

É normalmente dito que quando o que procuramos é simplesmente velocidade de resposta, nenhum dispositivo móvel chega perto ao que os ecrãs dos iPhones têm para oferecer. Para comprovar tal afirmação, a empresa Agawi, com a “aplicação” TouchMarks I, que recorre a um conjunto de câmara de alta definição e precisão, confirma isso mesmo.

“Using a combination of high frame rate cameras capturing at 240fps and custom Agawi hardware (pictured above), we can accurately measure the App Response Time (ART), which we define as the latency from the time the user feels that they’ve touched the device’s display to the time the user sees a response on the screen”

 

De acordo com a empresa, o primeiro benchmark do TouchMarks revela que o iPhone 5 tem um tempo de resposta de 55ms comparado com o iPhone 4 que apresenta um tempo de resposta na ordem dos 85ms. Podemos ainda ver que o Galaxy S4 apresenta-se como o dispositivo com melhor tempo de resposta no segmento Android com uma resposta de 114ms, ligeiramente à frente do Lumia 928 que atinge 117ms.

O resultado de outros dispositivos, como o HTC One ou o Moto X, pode também ser consultado na tabela abaixo.

Menor tempo é melhor

Existe uma série de possibilidades para explicar esta disparidade de resultados.

Na Apple, o conjunto de hardware e software envolvidos na acção e consequente resposta ao toque (digitizer + interpretação + processamento + ecrã) estão mais optimizados e/ou apresentam uma melhor calibragem para reconhecer e processar o toque. Outra razão passa pelo facto do código do iPhone (Objective-C) ser utilizado de forma mais directa, se comparado com os dispositivos com WP8 ou Android que, ao recorrerem a máquinas virtuais (CLR e Dalvik respectivamente), vêm no resultado final um aumento significativo da latência.

No futuro, a TouchMarks irá comparar aplicações Android em C/C++ contra aplicações em base Java, de forma a poder confirmar ou não tal teoria.

Independentemente dos motivos, a conclusão é simples: as aplicações com código bem optimizado, criadas para iPhone, irão apresentar-se mais rápidas a responder se comparadas com aplicações semelhantes para os dispositivos com WP8 e Android.

Para uma melhor percepção do que é o tempo de resposta no ecrã e de como a latência do mesmo pode influenciar a experiência do utilizador, pode visualizar o vídeo abaixo.

Nota: Relativamente ao iPhone 5S e 5C a empresa refere que:

“Last week, Apple released the iPhone 5C and iPhone 5S. As soon as these devices hit the streets, they’ll invariably be benchmarked.”

Para um maior detalhe sobre os testes realizados com o TouchMarks I, pode consultar: Appglimpse

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