…tablets e outros recursos computacionais
A Qualcomm tem sido uma das empresas mais inovadoras no segmento dos chipsets, sendo que muitos dos periféricos presentes em smartphones e tablets pertencem à empresa Norte-Americana.
Recentemente, a empresa confirmou a compra da startup israelita Wilocity ( líder no desenvolvimento de chipsets multi-gigabit streaming, que operam na banda dos 60 Ghz, e que são baseados no standard 802.11ad – WiGig), pretendendo assim lançar brevemente uma plataforma tri-band que permitirá transferir grandes volumes de dados quase de forma instantânea.
No segmento do wireless, o standard mais recente é o 802.11ac, que opera na frequência dos 5 Ghz. Três vezes mais rápido que o anterior standard N e com uma maior eficiência energética e uma segurança robusta, o 802.11ac é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede.
Com a aquisição da Wilocity, a Qualcomm espera brevemente lançar equipamentos com chips tri-band. Estes chips terão suporte para o standard 802.11ad (também designado de WiGig). Este “novo” standard dá a possibilidade de se transferir grandes quantidades de dados quase instantaneamente, usando a frequência dos 60 Ghz. Além das velocidades “ultra-sónicas” (7Gbps teoricamente), o standard 802.11ad garantirá também um uso mais eficiente da energia. Além do 802.11ad, os chips terão também suporte para o standard 802.11ac (nos 5 Ghz) e também o antigo standard 802.11b/g/n (na frequência dos 2,4 Ghz).
De acordo com a empresa, “quando os standard 802.11ad e 802.11ac operarem em conjunto, criar-se-ão soluções mais poderosas e eficientes”.
Amir Faintuch, presidente da divisão Qualcomm Atheros acrescentou que a adopção do WiGig será fundamental na própria estratégia da Qualcomm já que suportará serviços/aplicações de alta velocidade, em pequenos dispositivos, como é o caso dos vídeos 4k.