Solução RF360 Front End suporta frequências de todo o mundo de redes 2G,3G, 4G LTE, num único chip.
Ao longo de mais de 30 anos, foram muitas as tecnologias que acompanharam as redes de comunicação móvel. O 4G/LTE é a “nova” geração de comunicações móveis que oferece melhorias significativas, comparativamente aos sistemas 3G, como por exemplo, melhores débitos de transferência de dados/maior largura de banda, melhor cobertura/melhor eficiência de utilização do espectro electromagnético, menor latência, entre outras vantagens.
A nível mundial as redes 4G foram implementadas em frequências diferentes (ver aqui), obrigando os fabricantes a produzir equipamentos diferentes para os diversos países. Recentemente a Qualcomm anunciou o chip RF360 que terá suporte para todas as frequências 4G, usadas a nível mundial.
Através de um anúncio feito no site oficial da empresa, a Qualcomm apresentou o RF360 Front End, uma solução que tem como principal objectivo ultrapassar a fragmentação de banda, ao nível das redes 4G.
Para a Qualcomm, a fragmentação de banda é hoje um dos maiores obstáculos na concepção global de dispositivos com suporte à tecnologia LTE, pois no mundo são usadas cerca de 40 frequências diferentes para uso desta tecnologia, ao contrário das 4 ou 5 frequências usadas a nível mundial para as redes 2G/3G, refere Alex Katouzian da Qualcomm Technologies.
“The wide range of radio frequencies used to implement 2G, 3G and 4G LTE networks globally presents an ongoing challenge for mobile device designers. Where 2G and 3G technologies each have been implemented on four to five different RF bands globally, the inclusion of LTE brings the total number of cellular bands to approximately 40.
Isto obriga a que os fabricantes produzam equipamentos/modelos distintos para os diversos países e, no caso dos utilizadores, também não há garantias que o seu equipamento funcione em outros países (é necessário confirmar sempre as frequências em uso nesse país).
O antena do RF360 Front End foi concebida para suportar as tecnologias LTE-FDD, LTE-TDD, WCDMA, EV-DO, CDMA 1x, TD-SCDMA e GSM/EDGE, operando nas frequências dos 700 a 2700 MHz. Outra das vantagens do RF360 é a capacidade de reduzir significativamente o consumo energético, oferecendo sempre a melhor performance ao nível das comunicações rádio.
Esta solução estará disponível em meados de 2013, podendo os fabricantes, a partir desse momento, integrar nos seus dispositivos móveis.