A PS3 utiliza um processador Cell, baseado na tecnologia PowerPC da IBM, com oito núcleos a 3,2GHz cada. O subsistema gráfico, com o nome de código RSX, é da responsabilidade da Nvidia e baseia-se num GPU (Graphics Processing Unit) com 300 milhões de transístores, que funciona a 550MHz.
Este chip é assistido por 256MB de memória DDR3, e é, segundo a Nvidia, capaz de atingir um desempenho de 1,8 teraflops. O RSX suporta vídeo de alta definição (HD) no formato 1080p.
A consola utiliza 256MB de memória Rambus XDR, com uma velocidade de 3,2GHz. Segundo a Sony, o desempenho do sistema é de 2 teraflops.
No que diz respeito às interfaces, a PS3 inclui seis portas USB 2.0, slots para cartões de memória (Memory Stick, SD e Compact Flash) e um disco rígido amovível de 2,5 polegadas. A consola incluirá controlador de redes wireless (802.11b/g) e bluetooth capaz de suportar até sete joypads ou joysticks sem fios.
Como se previa, a PS3 será retro compatível com os jogos para as anteriores Playstions. A unidade óptica será capaz de ler discos compactos do tipo CD, DVD e Blu-ray (BD-ROM, BD-R, BD-RE e BD-Video).
Apesar de ainda ser muito cedo para se tirar conclusões, as especificações da futura consola da Sony consegue, pelo menos no papel, suplantar as características da nova Xbox. No entanto, a consola da Microsof chegará primeiro ao mercado, já em Dezembro deste ano, enquanto a PS3 só estará disponível em 2006.