Pplware

Peek – O oftalmologista é o seu smartphone

Os equipamentos médicos sempre foram vistos como caros, de difícil acesso e que não estavam disponíveis para todos de forma igual. O seu preço, a sua qualidade e, principalmente o negócio que envolve esta indústria tende a ser castradora a países com menos recursos financeiros, tratando o ser humano com o desprezo que o mundo mercantilista é capaz de tratar.

Mas a tecnologia tem o dom de mudar essa tendência e os smartphones são hoje uma poderosa força na área da saúde, podendo realizar diagnósticos e fornecer informação médica precisa. Neste âmbito, vamos conhecer o projecto Peek.

Além de tudo o que envolve este projecto, o Peek em si é uma aplicação que certamente o irá fazer aplaudir a iniciativa por trás da criação. Esta sigla, Portable Eye Examination Kit, não é mais que um software que permite usar um smartphone para examinar o olho humano para diagnósticos médicos especializados.

A ideia consiste em usar um smartphone para diagnosticar catarata em pacientes

Este projecto, segundo a BBC, é da responsabilidade do investigador Andrew Bastawrous, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Segundo este, recorrendo a um smartphone com tecnologia actual e com funcionalidades avançadas, os médicos podem diagnosticar cataratas nos pacientes e outras doenças do foro oftalmológico. Como o equipamento é de grande mobilidade, a ideia é deslocar este modo de diagnósticos para locais afastados das zonas metropolitanas, zonas mais desfavorecidas.

anterior próxima
Usar o Peek é simples; Este recorre ao LED de flash iluminar o olho do paciente permitindo depois à câmara do smartphone recolher imagens da estrutura ocular. Dessa forma o médico pode fazer um exame profundo ao olho.

Como um smartphone tem um ecrã e vários recursos tecnológicos, o médico socorre-se também do Peek para examinar e despistar outras doenças. O Peek pode ser utilizado para determinar se o paciente necessita de usar óculos, por exemplo. O despiste ou exame é feito tal como um oftalmologista faz num consultório, onde mostra sequências de letras que numa escala vão diminuindo de tamanho, até o paciente não conseguir ver com nitidez ou deixar mesmo de ter a percepção do que lá está apresentado.

Depois há todo um processo administrativo que pode também ser deixado na app sobre cada paciente. Podem ser armazenados os dados, podem ser escritos os relatórios e usar o email ou o GPS levar uma ajuda médica mais especializada ao doente, com base no material recolhido.

Utilidade do Peek;

Peter Ackland, from the International Agency for the Prevention of Blindness, said: “I think the Peek tool is potentially a huge game changer.

“If you’re a breadwinner and you can’t see and you can’t work then the whole family is in crisis.

“At the moment we simply don’t have the trained eye health staff to bring eye care services to the poorest communities. This tool will enable us to do that with relatively untrained people.”

Estes são testemunhos que mostram claramente sucesso em testes que estão a ser realizados em comunidades no Quênia, por exemplo onde posteriormente os pacientes são deslocados e operados em unidades hospitalares com capacidade de tratamento destes casos.

Estes são exemplos claros que o mundo está a mudar, que os dispositivos móveis vão muito mais além que a parte de comunicação e lúdica, estas são as ferramentas do futuro que cada um de nós poderá usar para fins médicos.

Conhecem outros projectos idênticos?

Exit mobile version