Pplware

Os smartphones flexíveis estão perto de ser uma realidade

As novidades no campo dos smartphones têm-se centrado em áreas que apenas pretendem melhorar a sua usabilidade e durabilidade. Mas há outras áreas em que se espera que surjam novidades.

A área em que se espera que cheguem mais novidades é nos ecrãs. Querem-se flexíveis e que sejam praticamente inquebráveis. Essa ideia está agora muito mais perto de ser uma realidade, com a chegada do ReFlex.

O ReFlex é o primeiro smartphone realmente dobrável e que poderá ser usado no dia-a-dia. É ainda um protótipo, mas é plenamente funcional e está no caminho de se tornar uma realidade.

Foi criado pelo Human Media Lab da Universidade de Queen e resulta de vários meses de desenvolvimento. O foco da novidade é precisamente o seu ecrã, que é fornecido pela LG, que esteve já no mercado exemplo de smartphones (quase) dobráveis.

Para além deste ecrã de 720p estão presentes um conjunto de sensores que medem o grau de torção a que o ecrã está exposto, permitindo interagir com o Android 4.4 KitKat presente. Há ainda sensores de vibração que devolvem ao utilizador informação.

Os restantes elementos, também eles essenciais para que o ReFlex funcione, estão nas laterais deste smartphone, onde estão protegido e que, claro, não são dobráveis.

Estes sensores mencionados antes, permitem que o ReFlex possa ser usado com interfaces que fazem uso do acto de dobrar. Exemplos disso são o folhear de um livro ou usar a fisga do Angry Birds de forma mais realista.

A tecnologia que o ReFlex traz tem ainda a vantagem de tornar os smartphones praticamente indestrutíveis e resistentes a muitas das agressões que sofrem no dia-a-dia.

O ReFlex é ainda um protótipo em fase de testes, mas mostra o caminho que pode ser seguido muito em breve pelas empresas para a criação dos tão esperados smartphones dobráveis, que várias vezes foram tentados criar mas que nunca foram realmente conseguidos.

Os seus criadores esperam que dentro de 5 anos esta tecnologia esteja no mercado e provavelmente nas mãos dos consumidores, pronto a trazer novas interfaces e novas formas de interagir com os smartphones.

ReFlex

Exit mobile version