A Internet das Coisas está cada vez mais presente e a chegar ao nosso dia-a-dia. Com soluções integradas de forma total, e vários dispositivos que fazem a ponte entre a tecnologia e a usabilidade, começa a surgir o interesse em construir soluções caseiras e desenvolvidas à medida.
A Raspberry, que tem no Pi Zero W a sua solução mais minimalista e mais dirigida ao IoT, tem agora um novo concorrente, o Orange Pi 2G-IoT, um micro computador que custará apenas 10 dólares.
A Orange Pi é um fabricante chinês que se dedica a criar soluções de microcomputadores similares à da Raspberry Pi. Com uma vasta oferta, consegue ombrear com o que o mercado oferece.
A sua nova solução, o Orange Pi 2G-IoT, é o concorrente direto do Raspberry Pi Zero W, mas com algumas vantagens. A primeira e mais importante, é o seu preço que rondará os 10 dólares.
Esta solução da Orange Pi conta ainda com uma ligação 2G (SIM Card), algo que a Raspberry Pi não incluiu no seu modelo. A ideia é permitir ligações 2G GSM/GPRS para transmissão de dados em zonas onde o Wifi não esteja disponível.
Por outro lado, encontramos ainda uma ligação WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1, um processador ARM Cortex-A5 de 1GHz de 32 bits com GPU Vivante GC860 e 256 MB de RAM. Outro ponto forte do novo Orange Pi é o seu conetor GPIO de 40 pinos, que pode ser ligado a um Raspberry Pi e assim ampliar as suas capacidades.
Esta solução da Orange Pi é dedicada à Internet das Coisas e isso vê-se no que oferece. Um computador de muito baixo preço, com ligações de dados dedicadas e que podem ser usadas em qualquer lugar.
Não tem a capacidade de um normal computador, mas oferece o processamento necessário para controlar um qualquer frigorifico, aspirador ou até um sistema de luzes de uma casa. A imaginação é o limite e estes são os elementos básicos que vamos ver num futuro próximo.
Veja também: