Pplware

Ooho! A garrafa de água que é biodegradável e que se come

O mundo corre atrás de uma solução para substituir as garrafas de plástico que estão a entupir o planeta. São milhões de garrafas que todos os dias são enviadas para o lixo e muitas dessas acabam por ir parar aos oceanos e o problema está a tornar-se totalmente descontrolado.

A solução poderá estar numa pequena membrana transparente cheia de água, uma gota de água comestível e biodegradável.

Chama-se Ooho!, é uma pequena membrana transparente cheia de água, uma espécie de gota de água comestível e biodegradável. Tem um custo “simbólico” e quer combater a poluição provocada pelos milhões de garrafas plásticas usadas e descartadas por dia no consumo de água… sim, todos os milhões que não são reciclados e vão castigar o ambiente.

Este conceito é muito interessante e dá aspecto de como as astronautas bebem no espaço, a água concentrada sobre si mesma e de fácil acesso, do tipo pegar e beber como se algo sólido se tratasse. O vídeo mostra uma perspectiva que num futuro poderá ser “viável”:

 

Mas o que é o Ooho!?

Ooho! é um novo tipo de embalagem feita a partir de algas que propõe uma alternativa às garrafas de plástico. O recipiente de água é esférico é fácil e barato de fazer, forte, higiénico, biodegradável e pode até ser comido.

 

Mas qual é o objectivo desta inovação?

Não é nenhum segredo que as garrafas plásticas de água são um prejuízo para o meio ambiente. Para termos uma ideia, os americanos sozinhos usam cerca de 50 mil milhões de garrafas plásticas de água por ano mas, destas, apenas 23% são recicladas. Assim, 38 mil milhões de garrafas de plástico adicionais começam a secular viagem de decomposição, anualmente.

 

Embalagem que custa apenas 2 cêntimos

Então a ideia é criar alternativas. Assim, a proposta é criar um produto feito de algas e cloreto de cálcio, a custo muito baixo. Para beber a água basta romper a esfera e beber água do interior.

The most clear inspiration is the way nature encapsulate liquids using membranes. Made of lipids and proteins, the membrane enclose, limit and give a shape, keeping the balance between the interior and the exterior

Escreveu o designer do Ooho! Rodrigo García González

Poderá ser uma solução para o gravíssimo problema da água embalada em garrafas plásticas. Nunca é demais lembrar que as embalagens actuais utilizam na sua produção combustíveis fosseis. A maioria das garrafas são fabricadas com politereftalato de etileno (PET), um plástico derivado do petróleo. 86% das garrafas de plástico usadas na UE são transformadas em resíduos nos aterros. A incineração das garrafas produz subprodutos tóxicos como, por exemplo, o gás cloro.

As garrafas enterradas podem demorar até mil anos para serem biodegradadas. Já agora, vale a pena reflectir sobre este números.

 

Ooho!

Exit mobile version