Pplware

Olho biónico permite homem cego ver a esposa 10 anos depois

São muitos os casos onde a tecnologia tem um papel vital. Cada vez mais os avanços da ciência combinados com a tecnologia devolvem ao ser humano toda a dignidade e condição de vida que estes desejam.

Este caso que hoje damos a conhecer é só por si um exemplo claro da utilização da tecnologia ao serviço do homem, no campo da saúde. Com a ajuda de um “olho biónico”, Allen Zderad, cego há 10 anos, conseguiu ver a esposa e a emoção falou por si!

Allen Zderad tem 68 anos e está cego há 10 anos. Há 20 anos foi-lhe diagnosticada uma doença degenerativa, uma retinose pigmentar, doença que ainda não tem uma cura. Zderad, 10 anos depois, estava completamente cego.

Contudo, Zderad submeteu-se a um programa que usa um sistema, que se chama Second Sight, ou Segunda Visão, que lhe permitiu ver sombras, as formas humanas eram já perceptíveis mesmo quando este via o seu reflexo numa janela. Quando o equipamento foi colocado e ligado, a imagem que invadiu “os olhos” deste homem foi o da sua esposa, finalmente 10 anos depois conseguia ver com a ajuda da evolução tecnológica. O vídeo que deixamos a seguir mostra esse momento:

 

Mas o que é um olho biónico?

Em grosso modo o que foi colocado no seu olho direito foi uma chip, do formato de uma wafer, que envia sinais de ondas de luz ao nervo óptimo, ultrapassando a retina danificada.  Em Janeiro, este chip foi implantado no seu olho, através de uma cirurgia e duas semanas depois foi activado o chip e o resto da prótese num formato de óculos escuros.

O paciente, após a emoção do estar a “ver” de novo referiu que embora sejam imagens “em bruto”… é significativo!

[Via Mashable]

Exit mobile version