Pplware

ODROID – a primeira consola portátil Android

aqui lhe tínhamos demonstrado o potencial do Android, como uma plataforma atractiva para desenvolvimento de jogos com algum nível de detalhe. Bem, parece que não somos os únicos a acreditar num mercado para o Android nesta área de entretenimento.

A flexibilidade típica de um sistema operativo móvel baseado em Linux, em conjunto com um hardware à altura pode-se tornar na combinação perfeita para uma nova geração de consolas portáteis.

Não foi por isso, que recebemos com muita surpresa o anúncio da ODROID, a primeira consola portátil baseada no Android. A empresa HardKernel por detrás deste conceito é uma empresa oriental relativamente desconhecida no mercado. Mas caso consiga comercializar em grande escala este seu novo “gadget”, poderá ser aquilo que o Android necessitava para marcar uma posição de relevo como uma plataforma de lazer.

Mas será só o software que usa que faz desta consola portátil um caso de popularidade? Claramente que não, já que as especificações ao nível de hardware são de “encher o olho”. Veja de seguida os componentes desta verdadeira máquina diabólica portátil:

Destaco das anteriores características, o mesmo e veloz processador que equipa o iPhone 3GS, bem como a saída HDMI que é invulgar de ver em consolas portáteis. O peso também me parece bastante aceitável para o recheio bastante “musculado” que esta consola trás montada.

Do meu ponto de vista quanto à consola como hardware apenas aponto dois inconvenientes. O tamanho do ecrã parece-me um pouco reduzido, embora uma habituação ao mesmo e a generosidade das restantes funcionalidades possa fazer esquecer este pormenor. O outro factor menos positivo, é o de que obviamente comparando esta consola com outras do mercado ao nível estético, fazem-me crer que neste campo os autores poderiam ter conseguido um design mais elegante.

A HardKernel apesar de pretender atrair programadores para a sua plataforma de jogos no site oficial, mostra já pequenas pré-visualizações de alguns jogos que numa primeira fase estarão disponíveis logo que a consola entre em produção. Além disso, os autores desta consola móvel, pretendem também que os seus futuros donos tirem partido da consola como dispositivo móvel para acesso à Internet, com intuito de possibilitar a visualização de e-mails, envio de mensagens instantâneas, acesso ao Twitter e outras redes sociais.

As elevadas capacidades multimédia do processador ARM Cortex A8 e a saída HDMI é uma área em que também os autores do ODROID pretendem cativar todos os amantes da conectividade entre a televisão e a consola de modo a que possam tirar partido da reprodução de alta definição.

É de salientar também que a premissa deste projecto é funcionar sobre uma filosofia de “hardware aberto”. Ou seja, tanto você como uma empresa/comunidade pode ter acesso ao diagrama esquemático da consola (parte do mesmo já disponível no site) e construir uma adaptação livremente.

É um projecto tão arrojado como possivelmente prematuro, numa altura em que não existem grandes títulos de entretenimento no Market do Android. Contudo, caso a empresa consiga parceiros de peso ou programadores experientes para desenvolver jogos mais sofisticados para o sistema operativo “Open Source”, estaremos perante uma consola que poderá dar muito que falar.

Como o mercado do Android está ainda numa fase inicial em várias áreas e com grandes oportunidades para quem deseja programar para a plataforma, é esperado que no futuro outros projectos semelhantes a este possam brotar que nem cogumelos. Slashgear

Exit mobile version