Não, ainda não viu tudo e ainda terá muito que esperar para saber onde vamos chegar, no que toca ao desenvolvimento tecnológico supremo. Mas, estamos perto de cenários idílicos para quem ama a tecnologia.
Agora, depois de termos pagamentos por dinheiro vivo, por cartão bancário, por cheque, por smartphone com validação digital e também por leitura biométrica da retina… chega-nos o pagamento electrónico pela voz.
A Nuance, empresa especializada na tradução do som da nossa voz em texto, responsável por um dos mais ambiciosos projectos de assistentes virtuais da modernidade, o Siri da Apple, vem agora dar um salto no que toca às ferramentas de pagamento electrónico. Dentro das permissões biométricas da impressão digital ou da leitura da retina ocular, aparece a identificação única da voz de cada indivíduo!
Este projecto está ligado a um cliente com características muito definidas. A Nuance está a desenvolver este produto para a ING Netherlands, um grupo bancário holandês.
A ING Netherlands desenvolveu uma app, a ING Netherlands app, que já permitia aos seus utilizadores usar a voz para navegar dentro dos menus e das vários opções, podem agora fazer pagamentos com ordens vocais. Com um sistema de validação biométrica desenvolvido pela Nuance Communications, o cliente da instituição bancária poderá usar a sua voz para fazer aquilo que antes só com PIN e palavras-passe o conseguia fazer.
Mais de 100 mil clientes do ING Netherlands usam actualmente o assistente virtual na app mobile que foi já equipada com sistema de reconhecimento de voz da Nuance, mas, apenas permite que vejam o saldo da conta ou os assuntos relacionados com pagamentos.
O bom feedback dados pelos clientes do banco, ajudaram a avançar mais neste projecto e a nova funcionalidade, que como já referimos usa a biometria para identificar a voz única de cada ser humano, irá permitir efectuar movimentos mais específicos e que requerem mais segurança, como os pagamentos, por exemplo.
A app está disponível para iOS e Android, também traz a funcionalidade de leitura da impressão digital para aqueles que usam o Touch ID da Apple. A tecnologia da Nuance, a natural language understanding (NLU), é que está por trás deste feito.