Pplware

Novo Bluetooth vai permitir criar redes mesh

A tecnologia Bluetooth foi dada quase como morta, mas as últimas inovações têm feito deste protocolo um dos mais usados no segmento das comunicações.

Recentemente, o grupo Bluetooth Special Interest Group anunciou a próxima versão desta tecnologia, que irá permitir criar redes mesh.


A tecnologia Bluetooth tem algumas limitações, como pouca largura de banda e o facto de ser adequada apenas para comunicações de curta distância. No entanto, esta é a tecnologia mais adequada para muitas soluções devido ao baixo custo e simplicidade.

O que são redes mesh?

Uma rede mesh é um estilo de rede ad-hoc onde os dispositivos cooperam e comunicam entre si, normalmente, recorrendo a tecnologias sem fios e não com um equipamento central (ex. Ponto de Acesso). O objetivo passa por encaminhar as comunicações até um destino, tipicamente designado de gateway (que poderá ou não ter acesso à Internet).

Este tipo de redes permite cobrir grandes áreas através de vários nós que funcionam como routers, uma vez que encaminham a informação que lhes chega.

As vantagens deste tipo de redes são várias e no caso do Bluetooth é possível ultrapassar algumas limitações do protocolo, como por exemplo, a reduzida cobertura ao nível do sinal. Além disso, a existência de vários nós permite que as redes definam qual o melhor caminho até ao destino (por exemplo, o mais curto ou o menos congestionado). Com vários nós espalhados pela rede, próximos uns dos outros, a potência necessária para transmissão de dados é também menor.

Na versão 4.2 esta tecnologia passou a permitir o acesso à Internet e na versão 5.0 houve um incremento ao nível da velocidade e também ao nível da cobertura. Mas os responsáveis por esta tecnologia querem dotá-la de novas funcionalidades e ultrapassar algumas limitações.

Uma vez que a (distância) cobertura é um dos problemas, a nova versão vai ter suporte para criar redes Mesh permitindo assim a comunicação de muitos para muitos (m:m). Isto significa que todos os equipamentos com suporte para Bluetooth poderão fazer parte da rede mesh e assim fazer com que a informação chegue a um gateway/equipamento de destino.

Além disso, a existência de vários dispositivos para formar a rede mesh permitirá também que cada dispositivo gaste menos energia uma vez que a potência necessária para a transmissão de dados será menor, devido ao facto dos dispositivos estarem mais próximos.

By adding support for mesh networking, the Bluetooth member community is continuing a long history of focused innovation to help new, up-and-coming markets flourish. In the same way the connected device market experienced rapid growth after the introduction of Bluetooth Low Energy, we believe Bluetooth mesh networking can play a vital role in helping early stage markets, such as building automation and wireless sensor networks, experience more rapid growth

Mark Powell, diretor executivo do grupo Bluetooth

Pequena apresentação do Bluetooth Mesh Networking

As especificações desta nova funcionalidade podem ser encontradas aqui. Esta tecnologia continua a crescer e é uma verdadeira rival ao Wi-Fi em muitas situações.

A possibilidade de criar redes mesh significa que vai ser possível ter redes de grande escala, baseadas em Bluetooth, que poderão ser usadas nos mais diversos cenários: automação de edifícios, monitorização do ambiente, tracking, etc.

Exit mobile version