Nas ruas das nossas cidades algo que tem persistido à inovação são as cabines telefónicas que, com as novas tecnologias, tendem a ser cada vez menos utilizadas. Precisamos do conceito LinkNYC!
Percebendo esta tendência, a cidade de Nova Iorque está a dar uma nova vida às suas cabines, transformando-as em pontos Wi-Fi gratuitos de livre acesso à população da cidade.
Já tem alguns meses a ideia mas está a fazer grande furor e cada vez mais os cidadãos da “big apple” notam que foi uma aposta ganha.
A intersection é uma empresa dedicada a tornar as cidades mais inteligentes e, com a ajuda do Governo de Nova Iorque, está a transformar o conceito de cabines telefónicas, transformando-as em estações com pontos de acesso Wi-Fi gratuito. Surgiram assim os LinkNYC.
Estas estações, com quase 3 metros de altura, incorporam dois ecrãs de 55 polegadas, um de cada lado, que são destinados a transmitir algumas informações sobre o serviço e publicidade.
Os linkNYC contam ainda com um tablet Android de 10 polegadas com algumas aplicações instaladas, como um browser para que as pessoas possam navegar gratuitamente na Internet, uma aplicação de chamadas que permite ligar para qualquer número dentro dos Estados Unidos gratuitamente, um atalho para o website de serviços de Nova Iorque e o Google Maps, para que os utilizadores se possam localizar e pesquisar informações sobre a cidade.
Por baixo do tablet, encontra-se um grande botão vermelho que permite ligar directamente para as emergências, um teclado numérico e duas porta USB para carregar o telemóvel.
LinkNYC: How to Connect
As estações possuem uma ligação Wi-Fi Giganet que permite uma ligação rápida à Internet contando ainda com um sinal bastante forte… tão forte que muitas pessoas conseguem captar nas suas habitações e estão, inclusivamente, a ponderar cancelar o serviço de Internet em casa para usar apenas o Wi-Fi gratuito disponibilizado pelos linkNYC.
Esta iniciativa foi pensada de modo a não gerar custos para os contribuintes, suportando-se dos rendimentos gerados em publicidade presente nos ecrãs das estações, estimados em 449 milhões de euros durante os próximos 12 anos. A aposta do governo local é forte e pretende instalar 510 estações de Wi-Fi até Julho e, em oito anos, ter uma rede de 7500 de pontos espalhados pela cidade.