Pplware

Nissan também já tem o seu carro autónomo

A indústria automóvel está a mudar de dia para dia. São novos conceitos, centrados no que a tecnologia nos pode oferecer e do que será o futuro.

Actualmente tudo se vira para as possibilidades de ter veículos autónomos a circular como uma alternativa viável. Depois da Google e de outras marcas, surge agora a proposta da Nissan para este mercado.

Foi hoje anunciado no Salão Automóvel de Tóquio aquela que será a proposta da Nissan para o mercado dos veículos eléctricos e autónomos. O IDS é ainda um conceito, mas mostra o que a marca nipónica se prepara para oferecer dentro de poucos anos.

Sem data definida para chegar ao mercado, o IDS está planeado para que surja dentro de 5 anos, em 2020.

Este conceito mostra várias linhas de evolução que a Nissan irá seguir, com foco em algumas áreas que vão melhorar a interacção com o utilizador e com todos os restantes condutores.

A interface do ISD

O IDS tem uma personalidade dupla, podendo ser conduzido como um carro normal, dando ao condutor todo o controlo sobre o carro. Mas caso o condutor pretenda, pode ser rapidamente convertido num veículo autónomo, passando o IDS a controlar.

É nesse momento que o volante do IDS é removido, passando a apresentar um tablet com o qual o condutor pode interagir, definindo o local de destino.

É também nesse momento que o próprio espaço do condutor é alterado, passando a dar mais espaço para as pernas e removendo os pedais de controlo.

Como podemos interagir com o IDS

O conceito que a Nissan revelou mostra que será possível interagir com o IDS remotamente, indicando-lhe pontos de recolha de passageiros ou que, simplesmente, saia da garagem à hora determinada e que espere pelo condutor à porta.

Para além disso tem ainda a capacidade de mostrar mensagens aos utilizadores, com informação útil e que os ajudará.

A relação do IDS com a estrada

Sendo um veículo autónomo, o IDS tem a capacidade natural de ler o meio que o envolve e adaptar-se a ele. Ao detectar transeuntes o IDS pode alertá-los se é ou não seguro passar e assim protegê-los contra perigos.

O IDS tem ainda um modo destinado a reduzir os engarrafamentos, conseguindo manter-se na sua faixa, a uma distância segura do veículo da frente, garantindo também a segurança.

A autonomia do IDS não foi revelada, mas a Nissan anunciou que irá ter valores superiores aos seus actuais modelos. O Nissan Leaf faz actualmente perto de 140 km com uma carga.

Esta é para já uma mostra do que a Nissan está a preparar para o futuro, sendo de certeza aproveitado para novos carros e novos conceitos que em breve vão surgir.

Nissan IDS

Exit mobile version