Pplware

NFC na sua mão… literalmente!

São muitos os serviços que têm sido lançados e que utilizam a tecnologia NFC, sendo até uma das tecnologias mais badaladas na comunicação social nestes últimos tempos.

O reconhecimento desta tecnologia tem vindo a crescer devido ao facto de as grandes empresas mundiais de tecnologia a utilizarem nos seus produtos, como é o caso da Apple e do Apple Pay, que permite aos utilizadores efectuar pagamentos com o seu telemóvel através desta tecnologia.

E se juntarmos a esta conversa os implantes? Confusos?

É muito simples, num procedimento que muitos apelidam de interessante, enquanto outros apelidam de louco, um homem decidiu implantar na sua mão, entre o dedo polegar e o dedo indicador, um chip NFC. E analisando todo este processo, é surpreendente a facilidade na aquisição de todo o material necessário para o procedimento.

Todo o material utilizado foi adquirido através da empresa Dangerous Things por apenas 99 dólares e consiste num chip RFID 13,56 ISO14443A e NFC tipo 2 NTAG216 que é envolto num vidro cilíndrico biocompatível com dimensão de 2x12mm. Além deste material, no kit é fornecida a seringa, luvas e todo o material médico necessário.

Tornando, desta forma, todo o procedimento seguro e garantindo a compatibilidade com todos os dispositivos que utilizam esta tecnologia. No entanto, mesmo sendo um procedimento muito simples, rápido e quase indolor, o implante não deverá ser colocado por qualquer pessoa, devendo ser escolhido um profissional capacitado para a função.

 

Será este homem um Cyborg?

Segundo este homem, o seu objectivo não é tornar-se um Cyborg. Tendo feito este procedimento devido pelo grande fascínio que tem pela tecnologia mas principalmente pela tecnologia interligada com a vida, neste caso mais precisamente com o corpo.

Afirma que o procedimento pode ser visto como um Wearable, sendo um pouco diferente dos tradicionais, pois este é um Wearable semipermanente. Com este procedimento, o homem quis juntar duas das suas maiores paixões, a tecnologia e a modificação do corpo (tatuagens, piercings, etc), sendo esta uma boa maneira de interligar esses interesses.

 

O implante do chip

Esta foi a parte mais difícil de todo o procedimento, encontrar pessoas na indústria da modificação do corpo que estivessem interessados e que fossem capacitados para fazer este implante. Segundo o homem, este é um procedimento que para ele é difícil recomendar às pessoas pois exige muita reflexão e certeza quanto ao que se quer fazer.

Durante anos foi lendo sobre procedimentos semelhantes, mas nunca tinha avançado com a ideia, talvez porque não quisesse fazer pesquisa sobre o assunto ou mesmo porque o potencial uso seria limitado. No entanto, decidiu fazer uma pesquisa a fundo que o levou ao encontro da Dangerous Things, que comercializa um kit com todo o material necessário para o implante.

Depois de adquirir o kit, entrou na parte mais difícil do procedimento, encontrar alguém qualificado para fazer o implante. Depois de muito procurar, acabou por encontrar um médico que, embora nunca tenha implementado um chip NFC, aceitou fazer o implante. Há que referir também que toda a documentação fornecida pela empresa Dangerous Things ajudou neste procedimento.

Este foi um procedimento rápido, fácil e quase indolor, apesar do grande tamanho que a agulha apresenta. Tendo até demorado mais tempo a preparar o local do implante e a limpar a mão do paciente do que propriamente a realizar o procedimento.

 

A Recuperação

O processo de recuperação é muito simples e rápido, assim como o implante. Na recuperação não existe um processo de cicatrização. Embora a agulha seja provavelmente uma das maiores agulhas que alguma vez viu, o procedimento é apenas isso, uma picada de uma agulha, não havendo a necessidade de fazer cortes ou de colocar pontos.

No final do procedimento, vai ficar apenas com uma marca vermelha no local onde o chip foi implantado, que no caso deste senhor desapareceu passado um mês. Após esse mês, o homem afirma que não sente qualquer diferença no seu corpo, sendo que na sua mão apenas ficou com uma pequena marca clara, podendo desta forma sentir o chip sob a pele.

 

Colocar o Chip a Funcionar

Este homem até agora tem utilizado o seu chip em funções muito simples como, por exemplo, garantir a segurança do seu telemóvel. Utilizador de um Motorola Moto X, utiliza o seu chip em conjunto com o Motorola Skip para garantir o acesso seguro ao seu dispositivo.

Quem não utilizar o Motorola Moto X, ele aconselha a utilização da aplicação NFC Secure Unlock disponível na Google Play.

Completamente recuperado do procedimento, o homem está agora a explorar outras opções, pretendendo passar a abrir a porta da sua garagem ou até desbloquear o seu carro através do seu chip. Estando mesmo a pensar implantar um outro chip na sua mão direita.

 

Qual foi, afinal, a sua motivação para a implementação?

“Satisfazer a minha curiosidade!”

Foi esta a resposta deste homem a esta questão, afirmando mesmo que mostrar às pessoas como pode desbloquear o seu telemóvel tornou-se um truque muito divertido.

Com certeza que, como este homem muitas outras pessoas no futuro vão pensar e realizar implantes como este, mas será correta a realização destes implantes? Não estarão as pessoas a tentar levar a tecnologia mais longe do que deveria? São muitas as questões que este procedimento levanta.

Exit mobile version