Pplware

NailO, o rato pode agora mudar-se para a ponta da unha

A tecnologia cresce, evolui e adapta-se ao que precisamos. A nova tendência que estamos a ver surgir agora são os wearables, dedicados a facilitar as acções do dia-a-dia, sempre associada a dispositivos móveis ou a outros.

Um grupo de investigadores do MIT debruçou-se agora sobre a forma de melhorar as interfaces e a interacção com estas, tendo surgido o NailO, o rato que cabe na ponta de uma unha.

Quando todo o foco dos desenvolvimentos de novas interfaces de controlo de dispositivo está a centrar-se em coisas como o movimento ocular e até do de outras partes do corpo, uma equipa do MIT dedicou-se a criar um dispositivo que consegue manter a mesma usabilidade que hoje existe, procurando locais alternativos.

A ideia dessa equipa foi criar uma alternativa ao rato e aos trackpads, mas tornando-os muito mais pequenos, ao ponto de caberem numa unha, mas dando-lhe a mesma capacidade e experiência de utilização que existe nos modelos tradicionais e que os utilizadores estão habituados.

O resultado final foi o NailO, que ainda está em fase de protótipo e deverá ser apresentado dentro de dias numa conferência a realizar na Coreia do Sul.

Sendo criado para ser usado na ponta de uma unha, o NailO tem uma superfície de toque similar a uk trackpad, onde o utilizador pode controlar a interface de um smartphone ou qualquer outro dispositivo.

A ideia dos seus criadores foi a de produzirem um dispositivo que pudesse ser usado mesmo quando as mãos dos utilizadores estão ocupadas e que pudesse ser também usado numa zona do corpo de fácil acesso por um dedo.

O local mais lógico que encontraram foi a unha, que pode ser acedida por qualquer outro dedo e que consegue também albergar um dispositivo de dimensões reduzidas, graças à sua rigidez natural.

Vários problemas surgiram e foram ultrapassados, tendo o principal sido o encontrar uma bateria fina o suficiente e também os elementos necessários para controlar o NailO.

Albergar um microprocessador, uma antena Bluetooth e os sensores de toque numa área tão pequena requereu uma análise profunda e a escolha dos componentes que conseguissem dar o melhor equilíbrio entre a forma e a funcionalidade.

A verdade é que o NailO existe já na forma de um protótipo funcional e que pode ser já usado para controlar qualquer interface.

Os seus criadores garantem que não querem substituir tanto o rato como o próprio teclado mas sim fornecer um complemento para situações em que estes não podem ser usados ou que o utilizador tem acesso reduzido a qualquer interface.

Com o NailO bastará usar a unha como um trackpad ou o ecrã de um smartphone e rapidamente pode realizar as mais básicas funções, mesmo quando tem as mãos ocupadas.

Exit mobile version