Pplware

MWC16: Samsung Connect Auto, a Samsung no mundo automóvel

Nos últimos tempos, com a introdução da tecnologia nos automóveis, tem-se observado uma grande evolução no conceito dos carros conectados.

A Samsung não quer ficar para trás neste mercado e apresentou o seu novo dongle Samsung Connect Auto.

No mercado dos carros conectados, tem-se observado alguns avanços da Google e da Apple com os seus Android Auto e CarPlay, que recriam as funcionalidades de um smartphone no painel dos carros.

A Samsung preferiu não escolher este caminho e apresentou o Samsung Connect Auto, um dongle que conecta na porta OBD-II, como qualquer outro dongle tradicional, mas que permite mais do que verificar e apagar os erros e consultar algumas estatísticas.

Este novo periférico, baseado em Tizen, funciona como hotspot Wi-Fi, permitindo a qualquer passageiro beneficiar de uma ligação à Internet durante uma viagem. Para funcionar como hotspot, o dispositivo beneficia de uma ligação de dados LTE que, inicialmente, será fornecida pela operadora AT&T para os Estados Unidos. O preço do dongle ainda não é conhecido, mas é previsto que seja vendido através de um contrato de 10 dólares mensais (com base no custo de hardware similar).

Para além do hotspot, este dongle apresenta as mesmas informações que os outros periféricos OBD-II tradicionais, incluindo informações sobre erros e problemas e algumas estatísticas sobre a utilização do veículo.  

Por uma condução segura

Com este novo produto, a Samsung tenta também encorajar a condução segura através do uso de áreas geográficas delimitadas e um algoritmo para cálculo de uma classificação. Caso haja um acidente, é enviado um alerta de emergência a um contacto pré-definido do condutor assim como para os serviços de assistência. Está ainda presente uma aplicação para localizar o carro usando o GPS e o LTE.

 

A Samsung tem tentado negociar com vários fabricantes de modo a pré-instalar o seu produto em alguns automóveis, com a intenção de atrair alguns fãs dos automóveis conectados para estes modelos. Além dos fabricantes, a marca tem tentado negociar com as seguradoras. Caso o condutor permita o envio de dados, é até possível obter preços mais baixos de seguro com base no perfil de condução do cliente.

O Samsung Connect Auto vai estar disponível a partir do segundo trimestre de 2016 nos Estados Unidos, sendo esperado o seu lançamento global no terceiro trimestre do mesmo ano.


Estaria interessado em ter no seu automóvel um Samsung Connect Auto?
Exit mobile version