…e será lançado em inícios de 2012.
O Kinect é uma extraordinário ferramenta sensorial. Desde o lançamento do Kinect no ano passado, que programadores têm “brincado” com o dispositivo de forma a dar-lhe uma nova funcionalidade. Os programadores têm dado ao Kinect funcionalidades desde navegação pelo explorer até fornecer sensores visuais para robôs.
A Microsoft tem visto estas novas alternativas que o Kinect está a proporcionar como um “caminhar para o futuro” e resolveu começar a trabalhar num Kinect para PC.
Craig Eisler, General Manager of Kinect for Windows, escreveu no blog oficial da Microsoft, que:
“Desde o anúncio a algumas semanas atrás que o Kinect para Windows seria lançado em inícios de 2012, que temos recebido muitas questões sobre se haverá um hardware especial para Windows. A resposta é sim. Ao actual Kinect para a Xbox 360, estamos a fazer optimizações no hardware e ajustamentos no firmware para que funcione melhor em PC-Centric Scenarios. Também estamos a fazer grandes melhoramentos ao Software Developer Kit (SDK). O novo Kinect irá oferecer recursos e funcionalidades que os programadores e os clientes do Windows têm vindo pedir.
Para além das alterações internas que estão a ser feitas, também outras alterações externas estão a ser feitas, como diminuição do cabo USB de forma a garantir o suporte a uma ampla gama de computadores, como também foi incluído um pequeno dongle para melhorar a coexistência com outros perisféricos USB.
O mais interessante de todas as alterações é definitivamente o novo firmware que faz com que a câmara reconheça objectos a uma distância de 50 centímetros sem perder a precisão do reconhecimento.
O “Near Mode” vai permitir uma completa e nova classe de aplicações “close up”, para além do cenário sala de estar para o Kinect para a Xbox 360. O “Near Mode” é uma das funcionalidade mais pedidas pela maioria dos programadores e empresas que estão a participar no Kinect for Windows Pilot Program, e nós estamos muito satisfeitos em oferecer esta nova funcionalidade, entre muitas outras, aos utilizadores.”
Texto original:
“Since announcing a few weeks ago that the Kinect for Windows commercial program will launch in early 2012, we’ve been asked whether there will also be new Kinect hardware especially for Windows. The answer is yes; building on the existing Kinect for Xbox 360 device, we have optimized certain hardware components and made firmware adjustments which better enable PC-centric scenarios. Coupled with the numerous upgrades and improvements our team is making to the Software Development Kit (SDK) and runtime, the new hardware delivers features and functionality that Windows developers and Microsoft customers have been asking for.
Simple changes include shortening the USB cable to ensure reliability across a broad range of computers and the inclusion of a small dongle to improve coexistence with other USB peripherals. Of particular interest to developers will be the new firmware which enables the depth camera to see objects as close as 50 centimeters in front of the device without losing accuracy or precision, with graceful degradation down to 40 centimeters. “Near Mode” will enable a whole new class of “close up” applications, beyond the living room scenarios for Kinect for Xbox 360. This is one of the most requested features from the many developers and companies participating in our Kinect for Windows pilot program and folks commenting on our forums, and we’re pleased to deliver this, and more, at launch.”
Este novo Kinect irá proporcionar aos utilizadores uma futurista interacção com os computadores, interacções que já muitos programadores deram de forma não oficial ao Kinect.
Estas novas alternativas que o Kinect irá proporcionar, faz-me lembrar um projecto que Garratt Gallagher do curso MIT-CSAIL (http://www.csail.mit.edu/), que em 2010 desenvolveu com recurso ao Kinect, uma interface inspirada na interface vista no filme Minority Report, como se pode ver no vídeo abaixo.
O Kinect é definitivamente um dispositivo que pode abrir muitas portas para uma visão futurista, e a Microsoft tem aproveitado estas portas, apesar de não ser de forma avassaladora, e tem oferecido de forma gradual aos utilizadores.
Pergunta: Será que este novo Kinect poderá proporcionar às mais variadas áreas, uma nova e completa interacção com o meio futurista?