Pplware

Memória 3D XPoint é mil vezes mais rápida que a flash

A evolução tecnologia chega a todos os componentes. Se olharmos para a história, há mais de 25 anos que não há novidades, ao nível tecnológico, para memórias não voláteis. Recentemente a Intel e a Micron anunciaram um novo tipo de memória que é mil vezes mais rápida que as memórias NAND (tipo de memória não volátil mais popular no mercado).

Vamos conhecer a tecnologia 3D XPoint.

Foi em 1989 que a Toshiba anunciou as populares memórias Flash NAND. Passados estes anos todos, não houve qualquer evolução/novidade relativamente a memórias não voláteis (mesmo desligando o equipamento, a informação fica guardada)…algo que mudou recentemente com o anúncio da Intel e Micron.

De acordo com um comunicado, uma tecnologia denominada de 3D XPoint é mil vezes mais rápida que a tecnologia usada nas memórias Flash NAND. A tecnologia 3D XPoint tem um conjunto de vantagens como a performance, densidade, poder, não-volatilidade e  custo comparativamente às tecnologias usadas nas memórias usadas actualmente.

Com o crescimento do armazenamento digital que registou 4.4 zettabytes em 2013 e é expectável que ultrapasse os 44 zettabytes em 2020, a tecnologia 3D XPoint pode ser um elemento chave no armazenamento de muita informação de uma forma rápida e com latência reduzida.

Por exemplo, sendo esta uma memória rápida uma empresa poderá, por exemplo, processar uma elevada quantidade de informação em tempo reduzido e assim conseguir identificar padrões de fraudes em transações financeiras; ou, no caso da medicina, os investigadores poderão analisar grandes quantidades de dados em tempo real, sendo que a velocidade da memória poderá ajudar a tratar mais rapidamente as tarefas complexas como a análise genética e rastreamento de doenças.

For example, retailers may use 3D XPoint technology to more quickly identify fraud detection patterns in financial transactions; healthcare researchers could process and analyze larger data sets in real time, accelerating complex tasks such as genetic analysis and disease tracking.

Quer saber mais detalhes sobre a tecnologia 3D XPoint?

Tecnologia 3D XPoint em vídeo

Segundo alguns rumores, esta memória poderá chegar ao mercado já em 2016 podendo ser usada nos mais diversos tipos de equipamentos/máquinas.

Exit mobile version