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Mazda revoluciona motor a gasolina com ignição por compressão

Um dos temas mais populares da atualidade é a energia. Os motores elétricos estão na moda e, em total desuso, mesmo démodé, estão os veículos com motor a gasolina. Mas calma, a tecnologia não deixou de evoluir nestes motores e estes não estão obsoletos ou mortos.

A Mazda apresentou uma pequena revolução ao dar a conhecer o primeiro motor de compressão a gasolina.


Mas afinal o que é um motor de compressão a gasolina?

Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?

Mas nem é nesse cenário que a Mazda está a apostar. Na prática, este motor a gasolina funciona como um motor a diesel. Assim, a vantagem é de tal forma interessante que estão em causa níveis elevados de eficiência e redução considerável dos consumos.

 

Skyactiv-X, a revolução no motor a gasolina?

Chama-se Skyactiv-X e faz parte do programa de redução de emissões poluentes em 50% na Mazda, até 2030. Esta proposta da empresa será produzida lado-a-lado com as unidades em que a Mazda irá criar a energia.

Este tipo de motor de compressão ou de combustão espontânea recorre ao movimento do pistão para comprimir o ar e queimar o combustível. Esta compressão faz aumentar a temperatura e dá-se a explosão sem haver necessidade de uma vela de ignição.

Embora existam protótipos de vários construtores desde os anos 90, agora foi a Mazda quem finalmente conseguiu resolver o problema principal que impedia o seu uso prático, que era maximizar a zona de compressão para assegurar uma queima uniforme do combustível.

A combustão uniforme era o ponto fulcral para assegurar a redução das emissões dos gases poluentes. Isto porque este tipo de motor tem uma combustão pobre em oxigénio, o que reduz a produção de óxidos de azoto mas, por sua vez, produz uma elevada quantidade de monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Para resolver a questão do oxigénio desaparecer no escape, a empresa japonesa criou um compressor mecânico para reintroduzir o ar e melhorar assim a combustão, podendo dessa forma extrair mais energia.

A técnica de ignição por compressão permite uma combustão pobre, melhorando, contudo, a eficiência do motor entre 20 e 30% face ao atual bloco SKYACTIV-G e entre 35 a 45% quando comparado a um motor Mazda a gasolina de 2008, com cilindradas equivalentes. Em termos de poupança de combustível, o motor SKYACTIV-X chega a igualar ou mesmo a superar os valores do mais recente motor Diesel SKYACTIV-D

 

Quando chegará este novo motor ao mercado?

A empresa espera começar a introduzir o Skyactiv-X nos modelos já a partir de 2019. Este é um passo muito interessante pelo facto de que há já 11 cidades que baniram os motores diesel, onde já não entram carros com estes motores e muitas outras cidades estão já a preparar duras medidas para o mesmo efeito até 2040. A margem para estas “revoluções” existe sendo fundamentais para criar soluções mais amigas do ambiente.

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