Por Gonçalo Leitão para o Pplware.com
Imaginem-se motociclistas, estão em viagem digamos em Moscovo, procuram sitio para dormir, o transito está um caos, obras na via, difícil interagir com os nativos (nem sempre falam português…), está frio…cansados da viagem, procuram no mapa um hotel mas é complicado saber o nome da rua, estão perdidos…mas graças ao GPS do telemóvel a procura torna-se mais fácil.
Encostam na berma, tiram as luvas, neva um pouco mas conseguem-se desenrascar e ao fim de algumas tentativas falhadas estão sãos e salvos.
Este é o drama da utilização dos sistemas actuais de navegação por parte dos motociclistas, que necessitam de uma ferramenta de navegação prática, rápida e actualizada.
Com o lançamento dos Google Glass, os sistemas de realidade aumentada são adaptados à navegação mas de um modo mais lento, para quem provavelmente está em passeio a pé, onde a realidade não chocará com certeza com ele.
O capacete LiveMap usa um microfone, sensor de luz, auriculares, um micro pc com o software e um visor que projecta a informação de viagem no centro da viseira do motociclista e claro baterias recarregáveis por USB.
Será em fibra de carbono, pesa 1,4Kg e as dimensões são relativamente iguais aos capacetes standard.
O giroscópio e o compasso digital permitem ter o visor sempre orientado mesmo quando o utilizador vira ou gira a cabeça, criando um foco preciso no essencial – a condução.
Pontos chave:
- Realidade Aumentada para uso fácil de navegação.
- Imagem clara e nítida.
- Imagem a cores com transparência eliminando distrações e focada no essencial.
- Tamanho do capacete próximo do Standard.
- Duas baterias de 300 mAh, com duração aproximada de 24h.
- Microfone que comanda o aparelho, equivalente ao Siri do IOS para processar linguagem.
- Auscultadores para recepção áudio.
- Sensor de luz, permite adaptar o visor ao nível de iluminação diurno ou nocturno.
- Sensor-G, giroscópio e compasso digital para acompanhar os movimentos da cabeça.
- Interface visual dedicado à condução.
- Mapas da Navteq, minimalistas e simples. Mapas só serão visualizados quando a velocidade é muito reduzida por motivos óbvios de segurança.
- Certificação : USA DOT/ European ECE 22.05/Japanese JIS T 8133 /FCC
Não se trata propriamente de uma novidade tecnológica já que existem sistemas equivalentes, por exemplo os capacetes dos pilotos de caças F-35, mas por se tratar de um acessório fundamental, o capacete, tornará com certeza a navegação mais fluída acabando com o incómodo das paragens frequentes para consulta dos mapas.
Estará disponível nos EUA e UK em 2014, e em 2015 no resto da Europa, e custará 2000$ (1500$ para quem aderir ao projecto pelo crowdfundig).