O Lenovo Tech World 2016 tem sido rico em novidades por parte da fabricante chinesa. Para além dos seus novos smartphones e do primeiro equipamento do Tango, a Lenovo mostrou muita da sua tecnologia de ponta.
Uma das novidades mostradas foram os seus novos ténis, os Smart Shoes, que conseguem monitorizar e registar toda a actividade física dos seus utilizadores.
Não é novidade a utilização de tecnologia para controlar toda a actividade física de quem corre ou realiza exercício físico. Várias empresas têm já propostas acessíveis, se bem que ainda não conseguiram conquistar o mercado.
A Lenovo tem feito muito trabalho neste campo e por isso mostrou agora o protótipo dos seus primeiros ténis, dedicados à actividade física, monitorizada.
Os Smart Shoes vêm equipados com vários sensores que têm a capacidade de registar dados tão diversos como os passos dados, as calorias queimadas e outros. No entanto, não terá a capacidade de registar o ritmo cardíaco do utilizador.
Para além desta informação, os Smart Shoes está equipado com luzes que vão ligar-se ao ritmo da música ou dos passos dos utilizadores.
Algo que diferencia os Smart Shoes de todas as restantes propostas é a possibilidade de serem carregados por sistemas sem fios, bastando colocá-los na sua base, criada para o efeito.
Por fim, e também como algo único, estes ténis podem ser usados como controlo para jogos. Os jogadores podem calçá-los e usá-los nos jogos que precisem de passos ou de corridas, que vão depois ser transmitidas para as consolas.
Os Smart Shoes são apenas e só um protótipo e não se esperam que cheguem ao mercado tão cedo. Resultam de uma parceria entre a Lenovo e a Vibram e mostram todas as tecnologias que podem ser usadas nestes ambientes.
Depois dos telefones com ecrã dobrável, a Lenovo volta a mostrar que é uma empresa onde a tecnologia está a crescer e a ser usada para criar novos produtos inovadores.