O 3D é o novo filão de ouro para a indústria de entretenimento e disponibilização de conteúdos digitais. O uso da tecnologia no filme Avatar foi a exploração perfeita da tecnologia 3D. A Sony por sua vez, tem uma visão fortemente focada no mercado 3D, já que lançou um novo firmware para a PS3 juntamente com títulos compatíveis com a tecnologia. Mas a maior “maçada” é ter de se utilizar óculos especiais para desfrutar desta tecnologia. Mas… não por muito tempo.
Investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, criaram um ecrã bastante inovador, com bastante potencial para aplicações em novos dispositivos do futuro. Ora este é um ecrã virtual e é constituído por água. O método, explicado em mais detalhe no vídeo, funciona através da projectação de imagens em três planos paralelos constituídos por filamentos de água.
A aplicação deste conceito é demonstrado numa versão 3D do clássico jogo Tetris, onde se pode observar que existe uma sincronização praticamente perfeita entre os movimentos do jogador e a imagem de cada um dos três planos. Será que iremos evoluir da tecnologia de cristais líquidos, para uma tecnologia puramente “liquida”?
Teremos que esperar, certamente será uma tecnologia muito mais barata na construção deste tipo de sistemas, já que a água é um recurso ao acesso de todos e inesgotável no nosso planeta. Mas não deixamos deter curiosidade em saber quantos filamentos de água será preciso estarem a funcionar para se obter a resolução de um ecrã normal.