O Hyperloop é um conceito revolucionário de mobilidade que foi popularizado por Elon Musk. O multi-milionário, nos idos de 2012, confessou que estava a pensar acerca de um “quinto meio de transporte” ao qual chamou de Hyperloop.
Desde então têm sido várias as fabricantes interessadas em tornar esse conceito numa realidade acessível e funcional. Nesse seguimento, a empresa americana HyperloopTT apresentou a versão final da sua cápsula de transporte de passageiros a alta velocidade.
Andamento próximo da velocidades do som, níveis de segurança ímpares e um turbilhão de tecnologia de modo a tornar todo este conceito real. O Hyperloop tem várias propriedades que lhe concedem uma possibilidade de destaque no futuro da mobilidade. Ora, para tal acontecer realmente teremos de verificar investimentos por parte de empresas, tornando assim todo o processo possível e cómodo para os consumidores.
A HyperloopTT é uma das empresas que está na linha da frente, considerando os seus sucesso mais recentes. O seu último progresso foi a apresentação da versão final da sua cápsula de transporte de passageiros, local onde estes poderão viajar a mais de 1000 km/h.
A cápsula denomina-se “Quintero One” e é maioritariamente composta por oitenta e dois painéis num material proprietário da HTT, um composto de fibra de carbono que a marca registou como Vibranium e que tem características de segurança e aerodinâmicas impressionantes.
Ao nível de dimensões, a Quintero One conta com 15 metros de comprimento destinados aos passageiros mas contém 32 metros medidos exteriormente. No que toca à massa da cápsula, ronda os 5000 kg.
The creation of this capsule represents over a year long journey of the best expertise in design, engineering, and the development of cutting edge materials.
Como seria de esperar, o desenvolvimento e produção desta cápsula envolveu bastante pesquisa e investigação, mas as colaborações tiverem igualmente um papel decisivo na equação. A produção ficou ao cargo da Airtificial, empresa espanhola especializada em indústria 4.0, fazendo uso de Inteligência Artificial e robótica nos seus trabalhos.
Não são conhecidos mais novidades sobre a Quintero One, para além de que será agora enviada para Toulouse de modo a finalizar os testes de otimização e integração com o restante sistema do Hyperloop.
Espera-se que tal seja concluído ainda antes do final de 2019, segundo as informações de Bibop Gresta, chairman da HyperloopTT.
In 2019, this capsule will be fully optimized and ready for passengers. Since we have taken major steps in solving government regulations with our safety certification guidelines and insurance frameworks, we are now closer than ever to bringing Hyperloop to the world.
Está expectante em relação ao Hyperloop? Acredita na sua implementação em massa e na revolução que poderá desencadear na mobilidade do humanos? Deixe a sua opinião nos comentários!