Pplware

Haiku – Um SO que não é Windows, Linux nem MacOS

Rápido, simples, eficiente, bonito e muito potente

Hoje em dia não são muitos os sistemas operativos que o utilizador tem à disposição, existem sim muitas variantes dos sistemas operativos mais populares. Hoje damos a conhecer um novo conceito de sistema operativo, o Haiku. Este sistema operativo, reimplementa as tecnologias do BeOS e foi desenvolvido para ser rápido, simples de usar e muito potente.

O que é o Haiku?

O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System). O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema opeartivo necessita apenas de 128 MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo, Pentim II a 400 Mhz, necessitando apenas de 700 MB de espaço em disco.

História

O BeOS é um sistema operativo criado em 1991 pela Be Inc. para correr na sua própria linha de computadores, os BeBox. É um sistema operativo que foi criado de raiz para ser orientado para a multimédia e para tirar partido de novas tecnologias como por exemplo SMP (tirar partido de todos os processadores quando disponíveis), multithreading, microkernel e também possuía um sistema de ficheiros de 64-bit journaled (que permite ter nomes de ficheiros com 255 caracteres, limite máximo de ficheiro de 260GB e suporta discos até 2 Hexabytes), algo que para 1995 (que foi quando a R3, primeira versão pública foi lançada) estava bem à frente do que a Microsoft oferecia nos seus Sistemas Operativos.

Infelizmente este projecto não conseguiu singrar por vários aspectos, desde algumas práticas monopolistas por parte de uma empresa que nos cá sabemos, entre o facto de a Apple ter preferido o NextSTEP  ao BeOS para substituir o então velhinho Mac OS Classic. Felizmente, antes de a Be Inc. ter vendido a sua propriedade intelectual à PalmSource (e esta ter sido adquirida pela Access CO), lançou na internet uma versão que qualquer utilizador poderia instalar dentro do Windows ou Linux para poder experimentar o BeOS. Essa versão chama-se BeOS Personal Edition e pode ser descarregada a partir deste link.

Infelizmente esta versão não é bem suportada no hardware de hoje como tal só é aconselhado experimentar caso tenham aí para casa um computador Pentium 2 ou 3 e restante hardware da época. Existem ainda umas versões alteradas (embora legais) da Personal Edition que não têm algumas das “limitações” destas (o Personal edition tem problemas em computadores com processadores recentes e mais que um GB de ram), como é o caso do BeOS 5 Max Edition e o BeOS Developer Edition.

Após algum tempo ter passado desde que a Be fechou portas, uma empresa alemã chamada YellowTAB desenvolveu uma versão baseada na versão 5.1 intitulada Zeta que incluía diversas melhorias sobre a versão 5.0. Infelizmente, surgiram dúvidas acerca da legalidade da mesma, e o silêncio que vinha por parte da YellowTAB foi quebrado quando a Access Co (detentora dos direitos sobre o BeOS) veio a público afirmar que a YellowTAB não tinha o direito de distribuir uma versão modificada do BeOS, o que levou a que a única distribuidora do mesmo (magnusSOFT) deixasse de o distribuir.

Entretanto numa história paralela, em 2001, um grupo de programadores decidiu criar um sistema operativo totalmente de raíz que seria source e binary-compatible, o que faria com que os programas compilados para o R5 funcionassem no Haiku sem ser necessário uma recompilação. Após 8 anos, foi lançada a versão Alpha 1 do Haiku, que embora não tenha sido suficientemente estável (segundo alguns) poderia ser facilmente usada como um S.O no dia-a-dia.

Principais características do HAIKU

Recentemente foi lançada a versão Alpha 4.1, vamos conhecer as novidades:

HAIKU R1 Alpha 4.1

Entre outras novidades. Veja tudo aqui

Num próximo artigo iremos analisar ao pormenor este excelente sistema operativo. No entanto podemos desde já dizer que a performance do mesmo é realmente fantástica e que oferece um ambiente de trabalho simples mas muito bem pensado. Para quem não conseguir “aguentar” até ao próximo artigo e quiser experimentar desde já este sistema operativo, aqui ficam os links de download (Nota: tem disponivel já uma máquina virtual criada para vmware)


Download: Obter o Haiku
Homepage: Haiku

Exit mobile version