Os smartphones têm vindo a substituir outros equipamentos e a mudar a forma como fazemos as tarefas no dia-a-dia. Mas… substituir os cartões de débito e crédito?? É isso mesmo!
A Google anunciou ontem o lançamento de um serviço, Google Wallet, que torna bastante mais útil a tecnologia NFC, incluída já no Samsung Google Nexus S.
A ideia é construir um meio de pagamento aberto onde será possível usar uma API que possibilitará a implementação e o uso deste tipo de pagamento rápido, fácil e seguro.
O tipo de comunicação usado pelo Google Wallet (ou “Carteira Google”), near field communication (NFC), é uma tecnologia sem-fios de curta distância, tipicamente inferior a 4 centímetros. No caso de cartões físicos, portanto sem fonte de energia, é apenas possível a transmissão de informação. Já neste caso, com ambos os dispositivos possuidores de alimentação, é possível uma comunicação de ambas as partes de forma a efectuar a transacção monetária, seja ela um débito ou crédito.
O funcionamento deste serviço prevê entidades como o Citibank, Mastercard e Sprint bem como o suporte para o serviço PayPass. Inicialmente apenas o Samsung Google Nexus S 4G suportará este serviço aliado à operadora Sprint, logo após o lançamento do Google Voice também nesta operadora no mês corrente. Está previsto, obviamente, que o serviço se estenda a outros dispositivos e operadoras à medida que esta tecnologia neles seja integrada.
Existem já locais onde está a ser testado o Google Wallet, nomeadamente em São Francisco e Nova Iorque em lojas como a Macy’s, Subway, Walgreen’s, Toys R Us, etc.
É claro que a forma como este serviço funciona pode suscitar algumas dúvidas quanto à sua segurança, um facto determinante para que esta tecnologia possa vingar. A segurança é sempre uma prioridade por parte da Google e, no Nexus S (primeiro equipamento equipado com o novo sistema), A Google fez questão de dar a conhecer que existe encriptação de toda a informação feita ao nível do hardware com recurso a chips de encriptação. Este sistema previne que a informação seja “roubada”, no meio da rua, com a simples passagem próxima de um dispositivo preparado para tal. O Wallet pode igualmente ser bloqueado quando o Android estiver no estado inactivo.
A par desta novidade, foi também anunciado o lançamento de um cartão pré-pago da Google que evidencia ofertas especiais e descontos de comerciantes locais de forma a impulsionar as vendas e a beneficiar igualmente os clientes.
O que pensa da implementação desta tecnologia? Será muito útil?
Acha seguro?
Será este o futuro nas nossas compras diárias?