…que actua em tempo real
Em pleno final de ano, multiplicam-se as iniciativas de sensibilização para os milhares de condutores/famílias que neste período se fazem a estrada. Segundo dados da Guarda Nacional Republicana, a Operação Natal registou 1603 acidentes dos quais resultaram 11 mortos, 32 feridos graves e 492 feridos ligeiros.
Se anda na estrada conduza com precaução, esteja legal…pois o sistema “Polícia Automática” está em acção.
Sistema SCOT
Em 2007, o Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito conhecido simplesmente como SCOT, que foi desenvolvido pelo próprio Ministério da Administração Interna, passou a ser usado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e Brigada de Trânsito (BT) da Guarda Nacional Republicana (GNR). Na prática este sistema consiste num conjunto de equipamento e software para processamento electrónico de autos de contra-ordenação, multas, etc.
Sistema Polícia Automática
No entanto para ajudar as autoridades na luta ao ‘carjacking’, em 2008 foi concebido um projecto-piloto ao qual foi dado o nome de “Polícia Automática”. Este sistema permite , por exemplo, a um carro de patrulha identificar de imediato (em tempo real) e em circulação se um determinado veículo está legal ou não, isto é, se tem seguro, se a matricula corresponde ao registo, se o proprietário tem cadastro, etc.
A tecnologia usada neste “novo” sistema tem como base uma câmara de captação de matrículas, que através de um sistema de reconhecimento envia os elementos recolhidos para cruzamento de dados em tempo real. Desta forma, os agentes de segurança podem averiguar, em pleno acto de circulação rodoviária, o registo e cadastro de qualquer veículo que os rodeie.
Veja no seguinte vídeo o Polícia Automática em acção
Neste período de festa já sabe, respeite os outros condutores e verifique se tem toda a documentação em ordem.
Conhecia o “Polícia Automática”? e o SCOT?