Pplware

FBI alerta: Carros sem motorista podem ser usados como armas

A tecnologia está de olhos postos nos transportes e um dos objectivos é o desenvolvimento e implementação de carros sem motorista, pela Google.

No entanto, um recente relatório interno do FBI indica que, apesar de todos os benefícios para a segurança rodoviária, os carros sem condutor podem também ser usados, por criminosos, como armas letais.

Um recente relatório interno do FBI, indica que estes consideram que os carros automáticos podem ter um grande impacto na transformação rodoviária não só de todos os que respeitam a lei mas também naqueles que a contrariam.

Os agentes do FBI estão preocupados de que estes novos carros possam promover a criminalidade ‘multitarefa’, isto é, alargar a criatividade dos criminosos, podendo ser até utilizados em ataques terroristas e/ou atentados.

Segundo o The Guardian, um dos possíveis cenários seria os criminosos dispararem pelo banco de passageiros, levando-os o carro onde quisessem, o que lhes facilitada a tarefa de disparar. Outro cenário seria a colocação de bombas num desses carros e conduzi-lo automaticamente para um alvo.

O supracitado relatório, que não foi tornado público mas foi acedido pelo The Guardian, indica ainda que os carros sem motorista vão tornar a mobilidade mais eficiente, o que também pode alargar as possibilidades para utilizações menos correctas, perminindo assim que estes carros se tornes verdadeiras armas letais.

O FBI teme ainda que, através deste recurso, os criminosos aproveitem para quebrarem ainda mais as leis como ignorar os semáforos e ultrapassar limites de velocidade. Outra vantagem para os criminosos é que os carros, por não serem seres humanos, estão imunes às críticas doutros condutores, ao cansaço e à condução.

O relatório, que foi escrito pelo FBI’s Directorate of Intelligence, também aponta várias vantagens a esta tecnologia, uma vez que consideram que os carros sem motorista irão permitir um mais fácil rastreio de alvos, sendo que a vigilância se tornará mais eficaz, uma vez que os criminosos não irão detectar equipas de captura.

Qual a vossa opinião sobre os carros automáticos? Tem o FBI razão nestas declarações?

via | The Guardian

Exit mobile version