Pplware

O Facebook também já tem uma câmara VR

O futuro do Facebook sabe-se, passa pelo vídeo e pela criação de elementos de realidade virtual. Com os Oculus Rift e toda a plataforma da rede social pronta, é hora de darem a todos a capacidade de produzir vídeos para VR.

O elemento que faltava era mesmo a disponibilização de uma câmara de VR, algo que surgiu hoje na conferência F8. A Facebook Surround 360 é a mais recente proposta do Facebook.

Esta nova câmara está preparada para produzir conteúdos para os novos mercados que surgem com a chegada em massa das soluções de realidade virtual.

O software preparado para tratar as imagens que a Facebook Surround 360 vai criar, colocará o vídeo directamente na Internet, onde depois será processado e apresentado.

A Facebook Surround 360 tem uma particularidade que é comum a alguns projectos do Facebook. Não será vendida e os seus planos de construção vão ser abertos e disponibilizados no GitHub para que todos possam montar as suas câmaras.

anterior próxima

Em termos de hardware, a Facebook Surround 360 é composta por 14 câmaras dispostas em forma radial, sendo complementada com 1 câmara olho de peixe colocada no topo e duas outras câmaras colocadas na zona inferior.

O software baseado na web vai colar todas estas imagens produzidas, que vão ter 4K, 6K ou 8K, produzindo o vídeo final dos utilizadores. Não há indicações se este software será exclusivo para esta câmara ou se funcionará com outro hardware.

Com cada vez mais marcas a quererem marcar presença no mercado da VR, começam a surgir novas propostas, todas elas caras e baseadas em softwares proprietários.

A vantagem da solução do Facebook é óbvia. Com um software aberto, dá apenas a todos os que querem produzir estes conteúdos a necessidade de comprar as câmaras para os produzirem.

O passo do Facebook foi certeiro e mostra que o futuro, seja de qual plataforma for, passa pela Realidade Virtual, quer seja com a produção de conteúdos, que será feita pela Facebook Surround 360, e pela sua visualização, com os Oculus Rift.

Exit mobile version