Pplware

eTree – A árvore que tem Wifi, carrega telemóveis…

…e até tem água fresca

Chama-se eTree e é um projecto de uma startup israelita que consiste numa árvore com muita tecnologia. Esta árvore “tecnológica” que está actualmente “plantada” em Ramat Hanadiv Garden, em Israel, tem a capacidade de gerar energia eléctrica (através dos painéis solares que fazem a vez das folhas), oferecer acesso à Internet através do wireless e até tem água fresca (para pessoas e animais).

A ideia pertence a uma startup israelita e o objectivo era criar uma árvore auto-sustentável, capaz de gerar energia que permitisse carregar smartphones, portáteis, entre outros equipamentos.

Esta árvore metálica com 7 painéis solares, baptizada de eTree, consegue produzir 1.4 kW por hora o que permite recarregar 35 portáteis em simultâneo.

A eTree foi imaginada pelo desinger Yoav Ben-Dov e, segundo informações, demorou cerca de 18 meses a passar do papel para um projecto real.

Além da sombra e de gerar energia (que pode também ser aproveitada para o sistema de iluminação), a eTree disponibiliza também acesso à Internet, através de uma rede wifi, e tem também um sistema de refrigeração de água.

eTree em vídeo

A empresa Sologic, responsável pelo projecto, referiu que no futuro esperam que haja eTrees em todo o país e em todo o mundo. «A Sologic é uma empresa de cariz social que tem como objetivo promover a consciência ambiental e a sustentabilidade, para criar uma ligação entre o ambiente da comunidade», referiu  Michael Lasry, da Sologic.

A eTree custa  $100,000 (cerca de 79 mil euros) – um valor elevado, especialmente se for pensada para “plantar” em países não desenvolvidos.

Via EmpresasHoje

Exit mobile version