Pplware

E se as ovelhas pudessem ser hotspots Wireless?

O mundo da Internet das coisas (e não só) veio obrigar a que fossem exploradas novas tecnologias para disponibilizar acesso à Internet. Tendo como objectivo principal a mobilidade, estas tecnologias/mecanismos (ex.Projecto Loon: A Google e o acesso à Internet através de balões) devem garantir o acesso à rede em locais onde actualmente não existe qualquer tipo de cobertura.

E se o acesso à rede fosse conseguido através de uma ovelha?

A ideia parece descabida mas de facto, se compararmos com as plataformas de monitorização de animais parece que este conceito pode funcionar. A ideia é do professor e investigador da Universidade de Lancaster, Gordon Blair que pretende recorrer a ovelhas para as “transformar” em hotspots Wireless, permitindo assim o acesso à Internet em zonas rurais. De acordo com Blair, as ovelhas transportariam no pescoço uns “colares”, com sensores Wi-Fi que seriam usados para monitorização mas também para disponibilizar o acesso à rede.

A originalidade da ideia parece ter já cativado alguns organismos, tendo recebido até recentemente uma doação de $267,090  do Conselho de Engenharia e Física da Inglaterra. A implementação desta ideia será semelhante ao projecto para avaliação do aumento dos níveis de água e condições climáticas que está actualmente em funcionamento nas Honduras. Os sensores Wifi usarão uma combinação de radiofrequências de 900 MHz e 144 MHz para transmissão de dados, o que garantirá uma cobertura na ordem das 34,2 milhas (5km). Saber mais aqui.

Blair pretende também que no futuro a tecnologia permita monitorizar as chuvas nas margens dos rios.

Via Business Insider

Exit mobile version