Pplware

Dot, o smartwatch em Braille para invisuais

Cada vez mais vemos o mundo (a tecnologia, os acessos, as oportunidades, …) aberto às pessoas que, de alguma forma, se vêem limitadas com algum tipo de deficiência. Contudo, actualmente, apenas 1% dos livros escritos são traduzidos para Braille, este facto deixa mais de 285 milhões de pessoas sem grandes opções de leitura e as existentes, tendem a ser muito caras.

As novas tecnologias da informação e comunicação são, sem dúvida, um caminho viável para oferecer soluções de entretenimento, cultura, educação e mobilidade a estas pessoas de uma forma mais rápida e barata. Dot é o relógio inteligente para invisuais.

As soluções tecnológicas para invisuais passam muito pelos sistemas de áudio, mas para alguém que não vê, ou que tem a sua capacidade de visão muito limitada, estas soluções não são ideais para utilizar em público, não que incomode as outras pessoas, mas sim, porque o invisual perde um pouco da sua privacidade.

Mas consultar o e-mail, ler um texto ou uma mensagem poderá vir a ser mais simples para quem não o consegue fazer através dos olhos.

Dot é um smartwatch que está a ser desenvolvido através de quatro células e seis pino que se projectam para o exterior e interior capaz de criar até 4 caracteres em Braille.

Este smartwatch poderá traduzir páginas Web e e-books, minimizando a utilização ruidosa de um leitor electrónico comum.

Este relógio inteligente em Braille dispõe da maioria das características e funcionalidades de um smartwatch comum, onde poderão ser definidos alarmes, onde o utilizador poderá enviar mensagens, navegar e sincronizá-lo a outros equipamentos através de Bluetooth 4.0.

Segundo os criadores do Dot, este relógio custará 300 dólares e terá uma autonomia de 10 horas, o que garantirá, a um utilizador típico, uma utilização de cerca de 5 dias. Espera-se que o Dot comece a ser comercializado ainda em Dezembro do presente ano, nos Estados Unidos.

  Dot

Exit mobile version