Pplware

Disney criou sala que carrega baterias de smartphones pelo ar

O carregamento de baterias sem contacto é uma tecnologia que há vários anos está a ser desenvolvida. Os resultados que actualmente se conseguem são muito interessantes, sendo já comercializada, mas há ainda uma necessidade de contacto físico mínimo.

A Disney deu agora um passo importante e criou uma nova solução que dispensa qualquer contacto, bastando aos equipamento estarem na mesma sala. Ainda é apenas um protótipo, mas mostra-se já bastante funcional.

Todas as soluções de carregamento sem fios que atualmente existem obrigam à utilização de uma base para que haja um contacto entre os equipamentos. Esta é uma barreira que parece ser difícil de transpor, mas que está a ser estudada já há algum tempo.

A Disney Research parece agora ter conseguido encontrar uma solução para este carregamento, mas ainda não pode ser usada no dia-a-dia. Este é um sistema wireless volumétrico, que pode alimentar diversos dispositivos em simultâneo e sem qualquer contacto. A sua potência permite carregar vários equipamentos ao mesmo tempo, com uma eficiência de 40 a 95%. A posição destes dentro da sala é a razão para estas diferenças de eficiência.

A sala criada tem características especiais. O modelo apresentado está coberto por painéis de alumínio. No meio da sala, um pólo de cobre permite que a corrente faça um loop de energia de 1,3 milhões de vezes por segundo dentro da estrutura. Condensadores colocados no pólo central garantem que o campo elétrico não interfira com outros objetos que estão dentro da sala.

Na demonstração feita foi possível carregar 10 equipamentos, de diferentes dimensões e capacidades. Para além dos smartphones, podem ser vistos a usar esta energia ventiladores e carros elétricos. Para o carregamento ser feito, os equipamentos têm de usar recetores especiais.

Esta sala tem a capacidade de gerar 1,9 kilowatts de energia, o que é suficiente para carregar até 320 dispositivos USB, não interferindo com outros objetos ou com pessoas dentro da sala.

Há ainda muitos elementos a melhorar, com o mais importante a ser a impossibilidade da presença de humanos a menos de 46 centímetros do pólo central. Este é ainda só um protótipo, mas a Disney quer avançar com esta ideia e produzir versões mais pequenas. A ideia é fornecer esta forma de carregamento da mesma forma que o Wi-Fi está disponível.

Exit mobile version