O desenvolvimento do Kindle, foi uma ideia inovadora da Amazon. É um gadget bastante interessante para que qualquer pessoa disponha de uma imensidão de livros electrónicos na palma das suas mãos. Mas a má notícia é a de que apenas pode encontrar este aparelho nos EUA.
A boa notícia é que descobri uma alternativa disponível no nosso país. Estava eu a navegar pelo Forum do Peopleware e deparei-me com uma dica enviada por mensagem pessoal de um nosso leitor. Tratava-se do fantástico COOL-ER ebook reader que hoje vos trago.
Este gadget é apresentado pela empresa COOLREADERS que pretende colmatar a cobertura limitada que a Amazon fornece com o Kindle, dando aos cidadãos europeus uma alternativa de bastante qualidade.
Contudo designar o COOL-ER como um mero ebook reader seria demasiadamente redutor. Isto devido às seguintes características:
- Ecrã: 6” com resolução de 170 DPI
- Dimensões: 117 ,74 x 183 x 10,89 milímetros
- Peso: 178 gramas
- Cores: 8
- Processador: Samsung S3C2440 ARM 400MHz
- Armazenamento: (1 GB), expansível até 4GB por cartão SD
- Memória RAM: 128 MB
- Autonomia: até 8000 páginas de leitura
- Idiomas disponíveis: 8 (incluindo o nosso Português)
- Formatos suportados: PDF, EPUB, FB2, RTF, TXT, HTML, PRC, JPG e MP3
- Modos de visualização: Portrait e Landscape
- Compatibilidade: Windows / Linux / Mac
À semelhança da Amazon, a COOLREADERS disponibiliza ainda uma Book Store online onde tem ao seu dispor mais de 300.000 exemplares para compra.
Achei também curioso o pormenor de seguindo também o exemplo da Amazon a COOLREADERS ter desenvolvido um firmware à base de Linux para o seu ebook reader. Parece que o sistema do pinguim está a “invadir” o conforto do lar do consumidor final, sem que este dê conta disso.
Embora o COOL-ER não seja um ideia original, os seus criadores conseguiram na minha opinião desenvolver uma gadget mais agradável à vista que o próprio Kindle.
Acho interessante também o suporte MP3 incentivando que o utilizador vá dar a sua volta diária ao parque ou ao café das imediações, possa ouvir as sua colectânea de baladas enquanto põem a sua leitura em dia.
Embora este dispositivo seja bastante portátil e leve, o ponto menos positivo será o peso na carteira do seu dono. Isto porque se encomendar do site oficial, terá que desembolsar qualquer coisa como 225 euros (+15 euros de portes).
Mas já pensou no bem que está a fazer à natureza e as árvores que está a salvar? COOLREADERS