Pplware

Conhece a tecnologia Light Peak [Thunderbolt]?

Ligue discos, dock stations, leitores blu-ray… a alta velocidade !

Tal como havíamos noticiado em 2009 (ver aqui) e na sequência da apresentação da Linha MacBook Pro e Mac OS X Lion que efectuamos neste artigo ficamos a saber que uma das novidades é a adopção da nova tecnologia Thunderbolt (adaptação da tecnologia Light Peak). A tecnologia Light Peak foi desenvolvida pela Intel e segundo a empresa, esta tecnologia permite taxas de transmissão na ordem dos 10 Gbps (o dobro da tecnologia USB 3.0 que possui uma velocidade de comunicação máxima na ordem dos 4,8 Gbps)  quando utilizada em cabos de fibra óptica.

A tecnologia Light Peak será provavelmente a tecnologia a usar no futuro das ligações, uma vez que é considerada a mais rápida para transmissão de dados até ao momento através de um simples cabo. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Intel (adaptada recentemente pela Apple e baptizada com o nome de Thunderbolt), e como já referido permite velocidades de transmissão na ordem dos 10 Gbps, com potencial de no futuro atingir os 100 Gbps.

A título de exemplo, se usarmos a tecnologia Light Peak a 10 Gbps é possível transferir a informação um filme em Blu-Ray em apenas 30 segundos ou por exemplo fazer o backup de 1 ano da reprodução continua de ficheiros MP3 em apenas 10 minutos.

Esta tecnologia permite usar conectores mais pequenos e cabos mais longos e flexíveis do que os usados nas tecnologias actuais.  A tecnologia Light Peak suporta múltiplos protocolos em simultâneo, e permite ligar os mais diversos dispositivos (ex. Discos, Blu-ray, monitores, etc), substituindo todas as interfaces do computador.

Resumo das características da tecnologia Light Peak

Conheça melhor esta tecnologia

Em Resumo…

A questão que se coloca neste momento é se a tecnologia Light Peak [Thunderbolt] será adoptada por outros fabricantes nos seus produtos. As características desta tecnologia dão um grande avanço a “concorrência” e é impressionante as velocidades máximas de  transmissão conseguidas. A outra questão é: a definição Thunderbolt virá para ficar ou irá manter-se o nome original para outros fabricantes?

Artigos relacionados


Homepage: Intel Thunderbolt

Exit mobile version