Numa altura em temos mais consciência das alterações climáticas, é importante criar soluções amigas do ambiente. Um exemplo disso é esta casa de que vamos falar. A estrutura foi construída por uma impressora 3D e tem um custo de apenas 900€.
São vários os projetos que visam criar habitação recorrendo a novas tecnologias que permitem preços acessíveis.
O planeta precisa de soluções para fazer frente às alterações climática e, por isso, os recursos que temos usado devem ser substituídos por outros, mais sustentáveis. No que concerne à construção de habitações, já há algumas novidades.
Gaia – A casa ecológica é construída em apenas 10 dias
Gaia é o nome dado a esta habitação que tem 30 metros quadrados, podendo ser pode ser construída noutras dimensões, e que demora apenas 10 dias a ser construída.
Uma das curiosidades desta casa é o facto de ser construída através da tecnologia da impressão 3D modular, designada Crane Wasp. A casa utiliza apenas materiais ecológicos como forma de reduzir o impacto ambiental.
É um projeto da empresa italiana Wasp em colaboração com a RiceHouse.
Estrutura da casa sustentável por apenas 900€
Quem procura casa nos dias que correm, sabe bem que o preço está pela hora da morte. Contudo, o custo de construção da Gaia é provavelmente muito menor do que o equipamento por onde está a ler este artigo.
Segundo a empresa, este projeto levou 10 dias para a realização da caixa impressa em 3D, para um total de 30 metros quadrados de parede cuja espessura é de 40 cm e o custo total dos materiais utilizados na estrutura da parede é de 900 euros.
A construção da casa é feita através de uma mistura, sendo esta composta por:
- 25% de solo extraído do local de construção (30% de argila, 40% de lodo e 30% de areia)
- 40% de palha
- 25% de casca de arroz
- 10% de cal hidráulica
Os materiais são moídos e depois integrados no sistema de impressão 3D.
Gaia is the result of a limited and optimised use of agricultural resources, which through technology have been converted into a complex building with a minimal environmental footprint.
No entanto, a casa deve ter manutenção, pois de outra forma os materiais voltam ao solo.
Por dentro… uma casa acolhedora
Ao ver o processo externo, poderá pensar que a casa não é muito convidativa por dentro, mas está enganado.
O interior é acolhedor, uma vez que a temperatura é mantida naturalmente graças aos materiais utilizados. Assim, não será necessário nenhum equipamento de aquecimento para a manter agradável.
As janelas estão também direcionadas para melhor aproveitar o sol, o que permite captar luz e calor de forma natural.
Veja no seguinte vídeo a construção da casa ecológica Gaia:
Artigo atualizado 21:10: preço de 900 euros é apenas da estrutura da casa. O preço não contempla os materiais para portas, janelas ou cobertura.