Estamos habituados a ver os testes dos carros autónomos acontecerem em cenários controlados, com perigos que são apresentados de forma gradual e sempre monitorizados.
Apesar de próximos da verdade, estes cenários nem sempre representam o mundo real e os perigos que vão surgir. Na Rússia há já quem esteja a tratar de outros problemas maiores associados a esta condução autónoma. Ali o problema é bem maior e o perigo que existe é mesmo a neve.
Nos EUA os testes com carros autónomos estão, na sua maioria, a ser feitos na Califórnia, onde o tempo está quase sempre estável e agradável e onde as estradas são quase perfeitas. As marcas procuram introduzir nesses cenários elementos de outras cidades e de outras realidades, o que nem sempre é possível e até viável.
A Yandex, o maior motor de pesquisa russo, está também a trabalhar na sua frota de carros autónomos e recentemente resolveu trazer alguns dos seus veículos para uma das mais duras provas até agora. A condução na neve, que para além de ser mais instável, tem outros desafios. A presença da neve esconde todas as marcas que a estrada possa ter e que normalmente ajudam os carros autónomos a orientarem-se nas vias.
A Yandex tinha passado meses a desenvolver o software que trataria desta área da condução, mas apenas agora quis trazê-la para o mundo real para testes em condições reais, ainda que controladas.
Segundo a empresa, a forma de contornar estes problemas é, para além de todos os elementos de orientação (GPS e sensores Lidar), ter um bom mapeamentos das cidades e das suas estradas.
Segundo os planos da Yandex, a empresa irá colocar na próxima década uma frota de Prius autónomos a servir de táxis nas ruas de Moscovo. Estes testes agora realizados são uma parte muito importante do seu desenvolvimento pois estas serão as condições encontradas durante grande parte do ano.