Pplware

CarCoDe – Plataforma aplicacional para veículos

A evolução dos sistemas electrónicos tem vindo a revolucionar transversalmente todos os negócios, o sector automobilístico não é excepção. Cada vez mais são incorporados sensores e dispositivos de processamento nos veículos que permitem uma vigilância activa e passiva dos veículos.

Esta evolução potencia o desenvolvimento de novos serviços visando um o uso mais inteligente dos veículos. A empresa Mecalbi, sediada em Castelo Branco, tem vindo fazer uma série de apostas nestes serviços, um dos projectos que está liderar a nível Nacional é o projecto CarCoDe.

O projecto CarCoDe visa contribuir para o desenvolvimento duma plataforma de software que através de interfaces públicas facilitará a criação de um ecossistema de aplicações, assegurando-lhes o acesso transparente e seguro a uma panóplia de actuadores e sensores associados ao automóvel, impulsionando a criação de novos serviços e negócios. O segundo objectivo do projecto é o desenvolvimento e teste de aplicações de software piloto desenvolvidas sobre a plataforma do projecto.

As aplicações a desenvolver exploram dados monitorizados por sensores embebidos nos automóveis (incluindo a localização), a capacidade de armazenamento e processamento da informação em tempo-real e a capacidade de comunicação sem fios dentro do veículo e entre o veículo e a Internet através da rede móvel.

O consórcio Português está neste momento focado em dois casos de uso: o City Parking e o Remote Car Diagnostics.

City Parking

O City Parking é uma aplicação que pretende auxiliar o condutor, “guiando-o” para o estacionamento livre que lhe seja mais conveniente.

A aplicação, baseada num conjunto de informação sensorial, permite seleccionar o parque de estacionamento mais adequado ao perfil do condutor, tendo naturalmente em conta a localização do automóvel.

O serviço apresenta sempre diferentes opções para que o condutor possa seleccionar a mais apropriada, nomeadamente, o parque cujo percurso demore menos tempo a percorrer, o trajeto mais ecológico, o parque com maior número de lugares livres, ou mesmo o parque gratuito mais próximo.

Remote Car Diagnostics

Na segunda aplicação, o Remote Car Diagnostics, os utilizadores têm assegurado a monitoria remota do estado do veículo, potenciando uma condução mais segura e permitindo a detecção de potenciais avarias.

Assim, quando o condutor vai de viagem, o sistema observa os parâmetros do carro, detectando eventuais mudanças no estado do seu veículo, alertando o condutor em tempo real de eventuais anomalias. A aplicação possibilita também o acesso ao histórico do veículo, permitindo a verificação da evolução dos parâmetros do automóvel.

Os utilizadores deste serviço terão integrado no seu veículo uma componente eléctrica chamada de OBU – On Board Unit. A OBU tem instalada uma aplicação que permite comunicar com o veículo para recolher a informação sensorial e enviá-la para a aplicação, através da plataforma M2M. Sempre que o condutor arrancar com o seu veículo, a aplicação Remote Car Diagnostics arranca também retirando dados de erros e sensores lançados pela unidade central do veículo.

Sobre o CarCode

Este é um projeto de I&D com seis parceiros, promovido em co-promoção entre a PME de desenvolvimento de sistemas para a indústria automóvel MECALBI, a PME tecnológica EVOLEO, a empresa PT Inovação e Sistemas, o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (através do seu Centro de I&D CISTER) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, compreendendo atividades de investigação e de desenvolvimento experimental, com o objetivo claro da criação de novos produtos (hardware e software) comercialmente importantes.

Mecalbi é a empresa líder do projeto e é uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas na área de mecatrónica nomeadamente no desenvolvimento e fabricação de sistemas de retração, isto é, produtos utilizados no processo de retração de termoretráteis por ação de calor, especialmente para a indústria automóvel. Responsável pela gestão técnica do projeto encontra-se o Engenheiro Hélio Silva, licenciado em Engenharia Informática, com Mestrados realizados nas áreas de Open Source Software e Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.

A PT Inovação enquanto responsável pela investigação dentro do Grupo PT pretende apoiar o desenvolvimento de soluções técnicas inovadoras, permitindo o lançamento de serviços novos e avançados. A PTInS pretende ser um key player no mundo M2M assegurando a mediação de dados entre aplicações e dispositivos, contribuindo desta forma para a ligação entre os sensores dos veículos e as aplicações do mundo automóvel.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição de ensino superior que tem como missão a qualificação de alto nível dos cidadãos, a produção e difusão do conhecimento bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.

O Instituto de Telecomunicações (IT) é uma associação privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, cujo principal objectivo é a criação e a disseminação de conhecimento no domínio das telecomunicações. Neste âmbito a equipa responsável pertence ao grupo 4TELL que tem demonstrado a nível internacional os seus conhecimentos em telecomunicações e segurança.

A unidade de Investigação CISTER (Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real) do ISEP, uma unidade de investigação reconhecida pela FCT, a unidade CISTER tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de I&D em consórcio nacional e internacional, na área dos sistemas computacionais embebidos e de  tempo-real, sendo um dos centros líderes Europeus na área

A EVOLEO nasceu em 16 de Janeiro de 2007 para operar nos negócios aeroespacial e industrial, apostando nas competências relacionadas com o desenho de sistemas eletrónicos críticos de elevada complexidade, para além da tradicional automação e controlo.

Exit mobile version