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Byton K-Byte: o carro elétrico chinês que quer competir com a Tesla

O mercado dos veículos elétricos está cada vez mais aliciante para os fabricantes de automóveis, isto porque as vendas estão a aumentar e o interesse do consumidor já não é só de nicho.

Da China chega-nos a marca Byton que apresentou, em janeiro na CES 2018 em Las Vegas, alguns projetos de carros elétricos e autónomos e mostra agora na CES Ásia, em Xangai o novo K-Byte.


A Byton é uma empresa chinesa, sediada em Nanjing, mas liderada por um grupo executivo internacional (a maioria ex-BMW).

Em janeiro, nos Estados Unidos, apresentou vários conceitos, mas deu a conhecer, sobretudo, a sua vontade de apresentar ao mundo um veículo elétrico para entrar em concorrência com os nomes sonantes desta indústria.

 

Carro elétrico que quer bater a Tesla

Na CES Ásia, que terminou no passado dia 15, a empresa apresentou o M-byte, um crossover elétrico e totalmente autónomo, que será o primeiro carro da marca.

O conceito autónomo é o veículo proposto da marca chinesa, que é apresentado de uma forma muito sofisticada, com um estilo elegante e um grande habitáculo, apesar de ainda não termos imagens do interior. Este mede 4,95 m de comprimento.

A marca colocou ao longo do tejadilho o sistema de sensores para monitorização do terreno que causam um impacto interessante. Estes “radares” são usados para criar uma imagem 3D do ambiente circundante, com a ajuda de mais dois LiDAR (Light Detection And Ranging), que estão em sistemas retráteis, por cima da cave de rodas dianteiras e que são ativados apenas no modo de direção autónoma.

O Byton K-Byte introduz vários LiDAR para verificar o espaço ao seu redor, orientando-se automaticamente com a fusão de dados e inteligência artificial para entender o ambiente e aprender com a experiência cotidiana.

O interior, segundo a Byton, será gerido por um tablet com vários ecrãs e um alto nível de conectividade e interação com os passageiros.

A K-Byte terá duas versões no mercado chinês. A primeira tem tração traseira e motor elétrico de 270 cv (71 kWh). No caso da opção AWD, esta possui um segundo motor elétrico e uma potência total de 470 cv (95 kWh). A autonomia também depende da potência, podendo no primeiro caso ter autonomia de 400 km e 520 km no segundo modelo.

A Byton é uma marca controlada pela FAW (First Automobile Works), que é a primeira fabricante de automóveis da China.

Esta parceria permite à Byton uma avantajada reserva de capital. A FAW é parceiro de vários fabricantes de automóveis e tem um complexo industrial em Nanjing com capacidade de fabrico de 300 000 carros por ano.

 

Preço e disponibilidade

A empresa espera em 2021 colocar no mercado este veículo. Ainda está a desenvolver o produto e o preço depende do próprio mercado das baterias.

Com toda a sofisticação que promete, a empresa espera conseguir baterias a preços equilibrados para manter o preço inicial do M-byte (SUV) em 300 000 Yuan, cerca de 43 000 euros.

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