Pplware

BMW utiliza modelos 3D para assegurar qualidade de automóveis

A construção de um carro não é um processo simples e tudo tem que ser feito ao pormenor. As grandes empresas, que contam com várias fabricas espalhadas pelo mundo, têm que garantir que todos os carros de um determinado modelo têm as mesmas características.

Por este motivo, a BMW decidiu utilizar a tecnologia 3D de alta precisão para criar modelos dos veículos que saem de suas linhas de produção.

Independentemente da fábrica que produz um determinado modelo de um automóvel, a BMW quer garantir que todos os carros têm exactamente as mesma características. Para tal, a empresa está a criar modelos a 3 dimensões.

O processo de digitalização abrange todas as fases, desde o processo de desenvolvimento, até à fase de produção do próprio veículo.

Tecnologia utilizada

A BMW conta com um robô com dois braços que abrangem uma superfície de 80 x 80 centímetros, capazes de digitalizar um automóvel completo, sendo que o primeiro modelo a ser submetido a este processo é o BMW Série 5 da próxima geração.

À digitalização a laser do automóvel, segue-se a criação do modelo 3D de alta precisão, à escala de até 100 micrómetros, que é equivalente ao diâmetro médio de um fio de cabelo.

Este processo demora alguns dias até que seja concluído mas poderá ser benéfico para a produção, ao permitir detectar problemas logo numa fase inicial, sem que tenha que ser o homem a verificar tudo e a compilar as informações.

Esta tecnologia ainda só esta a ser utilizada na Alemanha, mas o objectivo da BMW é expandi-la para todas as suas fábricas.

CNet – Road Show

Exit mobile version